Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2836
Título: | A ansiedade entre acadêmicos de enfermagem: uma revisão integrativa da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Anxiety among nursing students: an integrative literature review |
Autor(es): | Nascimento, Vinicius Medrade do |
Orientador: | Rodrigues, Eliane Mendes |
Membro da Banca: | Sousa, Jéssica Rayanne Vieira Araújo |
Membro da Banca: | Sousa, Lúcia Camila O. Friedrich |
Data do documento: | 2024-02-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A ansiedade é uma sensação que sempre fez parte da experiência humana e está ligada à sensação de estresse ou insegurança. Quando essa reação se torna excessiva, ela é vista como patológica. A incidência de ansiedade entre alunos da área da saúde é mais alta do que na população em geral. Visto que, o período acadêmico e tido como causador de estresse, e as experiências adquiridas nessa fase refletem desafios que serão encontrados na carreira profissional (Rosa et al., 2022). Dessa forma, e fundamental a investigar quais são os impactos causados pela ansiedade no desempenho do curso de Enfermagem. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, consultada na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Portal de Periódicos CAPES/MEC e Google Acadêmico, nas línguas portuguesa, em trabalhos que adotem a ansiedade entre acadêmicos de Enfermagem publicados em 2016 a 2021. Ao todo, identificamos 1443 artigos. Após de uma análise preliminar dos títulos e resumos dos artigos, 1154 foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios estabelecidos para a pesquisa. Assim, 289 artigos foram pré-selecionados e 16 selecionados para esta revisão integrativa. Como descoberta, os estudos demostraram uma preocupação significativa com a saúde mental dos estudantes universitários, especialmente na área de Enfermagem. Dessa forma, revelando uma alta prevalência de ansiedade, depressão e estresse entre esses estudantes. Vários fatores contribuem para essas questões, incluindo a intensa carga de trabalho acadêmico, a pressão das avaliações, a exposição a situações emocionalmente desafiadoras, e a necessidade de adaptação a novas responsabilidades. Existe uma prevalência significativa de sintomas ansiosos e depressivos entre estudantes universitários, com impactos variados na autoestima e na percepção de autoeficácia. Intervenções específicas mostraram efeitos positivos na autoeficácia, mas não necessariamente na autoestima ou na redução de sintomas de ansiedade e depressão. Fatores como a carga acadêmica, a exposição a situações estressantes como estágios e procedimentos clínicos, e a falta de tempo para o lazer contribuem para o estresse e problemas de saúde mental. Diante do exposto, faz-se necessário estratégias integradas para promover a saúde mental e o bem-estar dos estudantes é enfatizada, assim como a importância de abordar aspectos emocionais na formação em Enfermagem. Métodos de ensino inovadores, como a aprendizagem orientada por problemas e ferramentas de ensino online, são mencionados como benéficos |
Resumo: | Anxiety is a feeling that has always been part of the human experience and is linked to feelings of stress or insecurity. When this reaction becomes excessive, it is seen as pathological. The incidence of anxiety among health care students is higher than in the general population. Given that the academic period is considered a stressor, and the experiences acquired in this phase reflect challenges that will be encountered in the professional career (Rosa et al., 2022). Therefore, it is fundamental to investigate the impacts caused by anxiety on the performance of the Nursing course. Through a systematic review of the literature, consulted in the Online Scientific Electronic Library (SciELO), Virtual Health Library (BVS), CAPES/MEC Journals Portal and Google Scholar, in Portuguese, in works that adopt anxiety among nursing academics published from 2016 to 2021. In total, we identified 1443 articles. After a preliminary analysis of the titles and abstracts of the articles, 1154 were excluded for not fitting the established criteria for the research. Thus, 289 articles were pre-selected and 16 selected for this integrative review. As a discovery, the studies showed significant concern for the mental health of university students, especially in the field of nursing. They reveal a high prevalence of anxiety, depression, and stress among these students. Several factors contribute to these issues, including intense academic workload, assessment pressures, exposure to emotionally challenging situations, and the need to adapt to new responsibilities. There is a significant prevalence of anxious and depressive symptoms among university students, with varying impacts on self- esteem and self-efficacy perception. Specific interventions have shown positive effects on self- efficacy but not necessarily on self-esteem or the reduction of anxiety and depression symptoms. Factors such as academic workload, exposure to stressful situations such as internships and clinical procedures, and lack of leisure time contribute to stress and mental health issues. In light of this, the need for integrated strategies to promote mental health and well-being of students is emphasized, as is the importance of addressing emotional aspects in nursing education. Innovative teaching methods, such as problem-oriented learning and online teaching tools, are mentioned as beneficiais |
Palavras-chave: | Ansiedade Estudantes Enfermagem Saúde mental Anxiety Students Nursing Mental health |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Enfermagem - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VINICIUS NASCIMENTO - ENFERMAGEM BACHARELADO - SANTA INÊS UEMA 2024.pdf | PDF A | 420.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.