Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ana Paula Mendes-
dc.date.accessioned2024-07-01T20:52:10Z-
dc.date.available2024-07-01-
dc.date.available2024-07-01T20:52:10Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Paula Mendes. A. As representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análise do filme Xala (1974). 2018. 77f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2822-
dc.description.abstractThe trajectory of African cinema began in the 1960s, a period from which the Most colonized countries achieved independence. With the recognition of the work of the Senegalese filmmaker Ousmane Sembène, people began to talk about an African Cinema, whose aim would be to deconstruct the mistaken and pejorative representations established about Africa and its populations in current cinematography and in the media in general. Xala, which in Wolof – the local language of Senegal – means curse, was Sembène's sixth film, produced in 1974. The feature film is marked by a profound criticism of the newly independent Senegalese society. Therefore, the present work aims to discuss the representations of post-colonial Senegalese society in the film Xala.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema africanopt_BR
dc.subjectOusmane Sembènept_BR
dc.subjectXalapt_BR
dc.subjectSenegal Pós-colonialpt_BR
dc.subjectAfrican cinemapt_BR
dc.subjectmoviept_BR
dc.subjectcinematografiapt_BR
dc.subjectcinematographypt_BR
dc.titleAs representações da sociedade Senegalesa pós-colonial na filmografia de Ousmane Sembéne: uma análisedo filme Xala (1974)pt_BR
dc.title.alternativeThe representations of post-colonial Senegalese society in Ousmane Sembéne's filmography: an analysis of the film Xala (1974)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFERREIRA, A. P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0787953802935617pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, V. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcia Milena Galdez-
dc.contributor.referee1IDFERREIRA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee2IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.description.resumoA trajetória do cinema africano teve início na década de 1960, período a partir do qual a maioria dos países colonizados foi alcançando sua independência. Com o reconhecimento do trabalho do cineasta senegalês Ousmane Sembène, começou-se a falar de um Cinema Africano, cujo intuito seria o de desconstruir as representações equivocadas e pejorativas instituídas sobre África e suas populações na cinematografia corrente e na mídia em geral. Xala, que em wolof – língua local do Senegal – significa maldição, foi o sexto filme de Sembène, produzido no ano de 1974. O longa-metragem é marcado pela profunda crítica à sociedade senegalesa recém-independente. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo discutir as representações da sociedade senegalesa pós-colonial no filme Xala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Ana Paula Mendes Ferreira- HISTÓRIA UEMA 2018.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.