Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2816
Título: Educação financeira na perspectiva da formação do sujeito crítico: um estudo com alunos do 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Financial education from the perspective of critical subject formation: a study with 9th year elementary school students
Autor(es): Santos, Franciele Silva dos
Orientador: Morais, Clarina Brito Debus
Membro da Banca: Leite, Lusitonia da Silva
Membro da Banca: Turibus, Sergio Nolêto
Data do documento: 2024-03-12
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a contribuição dos conteúdos da disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo, na formação de alunos mais conscientes financeiramente. Para isso, buscou-se fontes de literatura sobre a temática de Educação Financeira na Perspectiva da formação do sujeito crítico, a fim de mostrarmos a relevância da disciplina para conscientizar os alunos financeiramente. Foi ainda realizada uma pesquisa de campo do tipo qualiquantitativa, com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida em quatro etapas: realização de aulas de Educação Financeira na turma selecionada: aplicação de questionários para os alunos da turma; aplicação da atividade "Supermercado e aplicação de questionário para todos os professores dos 9 anos que trabalham a disciplina na escola selecionada, buscando analisar a importância da Educação Financeira na vida dos estudantes. Os dados levantados na pesquisa, constatou-se que a disciplina pode auxiliar na conscientização financeira dos alunos, proporcionando uma melhor qualidade de vida presente e futura na vida dos mesmos
Resumo: This work aimed to contribute the contents of the Financial Education and Entrepreneurship discipline to the formation of more financially aware students. To this end, we sought literature sources on the topic of Financial Education from the perspective of the formation of the critical subject, in order to show the relevance of the discipline to raise students' financial awareness. Qualiquantitative field research was also carried out, with a 9th year elementary school class, developed in four stages: holding Financial Education classes in the selected class: applying questionnaires to the students in the class; application of the activity "Supermarket and application of a questionnaire to all 9 year old teachers who work on the subject in the selected school, seeking to analyze the importance of Financial Education in the lives of students. The data collected in the research revealed that the subject can help in increasing students' financial awareness, providing a better quality of life in their present and future lives
Palavras-chave: Educação Financeira
Sujeito Critico
Alunos Conscientes Financeiramente
Financial education
Critical Subject
Financially Conscious Students
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CAMPUS Balsas UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCIELE SILVA DOS SANTOS - TCC.pdfPDF A8.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.