Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2800
Título: Uso da música no ensino de matemática no primeiro ano do ensino médio: paródias científicas sobre funções afim e quadrática
Título(s) alternativo(s): Using music in teaching mathematics in the first year of high school: scientific parodies on affine and quadratic functions
Autor(es): Conceição, Eliamara Rayanne Silva da; Lopes, Rardson Márcio Vieira
Orientador: Dualibe, Fabiano Brito
Membro da Banca: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Brandão, Raimundo José Barbosa
Membro da Banca: Dualibe, Fabiano Brito
Data do documento: 2022-08-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma forma de ensinar Funções Afim e Quadrática a partir do uso de Paródias Científicas tornando as aulas mais dinâmicas a fim de potencializar a aprendizagem desses conteúdos, pois é verificado que há necessidade dos professores de matemática reformularem seus métodos de ensino de forma constante visto que as dificuldades no ensino estão cada vez mais desafiadoras. O primeiro capítulo busca destacar um breve resumo histórico de Funções, sua utilização e evolução ao longo do tempo, com o intuito de mostrar a ligação que há entre as funções e as equações. O segundo capítulo aborda o estudo teórico sobre Funções com aprofundamento e detalhamento nas de tipo Afim e Quadrática. O terceiro já apresenta como funciona o ensino de Matemática no Brasil com amostra de dados e embasamento teórico de pesquisadores e professores da área. Só então, no quarto capítulo é comentado sobre a importância da música e sua necessidade de ser inserida no contexto escolar aplicando um método de ensino prático não só no Ensino Infantil, mas em toda Educação Básica, podendo ser utilizada até no Ensino Superior.
Resumo: This objective will present a way of teaching Affine functions in order to teach Scientific Parodies as more dynamic classes in order to have the potential for work and learning in teaching content, as the need for mathematics teachers to constantly reformulate their teaching methods is selected. that the difficulties in teaching are increasingly challenging. The first highlights a brief summary of the historical functions, their use, the chapter and the search over time that seeks how there is evolution between the functions. The second chapter approaches the theoretical study of functions with depth and detail in the Affine and Quadratic type. The third is already present as a sample of Mathematics in Brazil with the teaching of data and theoretical basis for research and professors in the area. Only then, in the music room and its need to be inserted in the school context, applying a practical teaching method not only in Early Childhood Education, but all Basic Education, can be used up to Higher Education.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Funções
Música
Didática
Matemática
Ensino
Metodologia
Learning
Functions
Music
Didactics
Mathematics
Teaching
Methodology
Teaching
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.