Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2784
Título: O ensino da matemática financeira para alunos do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares em Bacabal – MA
Título(s) alternativo(s): Teaching financial mathematics to students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares in Bacabal – MA
Autor(es): Carmo, Rodrigo Ferreira do
Orientador: Rodrigues, Marco Aurélio Godinho
Membro da Banca: Rodrigues, Marco Aurélio Godinho
Data do documento: 2024-02-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Estudar a matemática financeira no ensino médio tornou-se fundamental para os alunos compreenderem os referidos conceitos de uma forma bem positiva, possibilitando uma percepção no entendimento na aquisição desses conhecimentos. A temática abordada no referido trabalho é “O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO PROFª. MARIA CASIMIRO SOARES EM BACABAL-MA”, surgindo a necessidade de implantar e trabalhar os conteúdos e conceitos da matemática financeira nas escolas, pois, é a partir desta etapa que o educando começa a adentrar no mercado de trabalho e consequentemente, utilizará o dinheiro com uma maior frequência. Todavia, esse estudo tem como objetivo geral analisar de que forma a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta de apoio para as situações cotidianas dos alunos do ensino médio do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. E como objetivos específicos, conceituar a matemática financeira; identificar quais as principais facilidades e dificuldades sobre o entendimento da Matemática Financeira dos alunos do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares em Bacabal - MA; e, descrever as possibilidades necessárias para a aplicabilidade da matemática financeira nas situações do cotidiano dos alunos do ensino médio do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. Os procedimentos utilizados na pesquisa tratou-se de um estudo de cunho bibliográfico, descritivo com enfoque quanti-qualitativo através da pesquisa de campo realizada no Centro de Ensino Prof. Maria Casemiro Soares, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com uma população e amostragem composta por 08 (oito) professores de matemática que exercem suas atividades docentes na referida escola. Com base no trabalho realizado, verificou-se que é fundamental que os professores possam trabalhar a matemática financeira com seus alunos, a fim de transmitir conhecimentos que servirão para a vida toda, principalmente nas situações cotidianas vividas por cada um deles.
Resumo: Studying financial mathematics in high school has become essential for students to understand the aforementioned concepts in a very positive way, enabling a perception of understanding in the acquisition of this knowledge. The theme addressed in the aforementioned work is “TEACHING FINANCIAL MATHEMATICS FOR HIGH SCHOOL STUDENTS AT CENTRO DE ENSINO PROFª. MARIA CASIMIRO SOARES IN BACABAL - MA”, emerging the need to implement and work on the contents and concepts of financial mathematics in schools, as it is from this stage that the student begins to enter the job market and consequently, will use money with more frequently. However, this study has the general objective of analyzing how Financial Mathematicscan be a support tool for the everyday situations of high school students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. And as specific objectives, conceptualize financial mathematics; identify the main advantages and difficulties in understanding Financial Mathematics for students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares in Bacabal -MA; and, describe the possibilities necessary for the applicability of financial mathematics in the daily situations of high school students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. The procedures used in the research were a bibliographical, descriptive study with a quantitativequalitative focus through field research carried out at the Prof. Teaching Center. Maria Casemiro Soares, in the morning, afternoon and night shifts, with a population and sample composed of 08 (eight) mathematics teachers who carry out their teaching activities at that school. Based on the work carried out, it was found that it is essential that teachers can work on financial mathematics with their students, in order to transmit knowledge that will last a lifetime, especially in the everyday situations experienced by each of them.
Palavras-chave: Ensino
Matemática financeira
Aluno
Metodologia
Educação
Ensino Médio
Mercado de Trabalho
Didática
Teaching
Financial math
Student
Methodology
Education
High school
Job market
Didactics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RODRIGO FERREIRA DO CARMO - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF- A438.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.