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dc.creatorCarmo, Rodrigo Ferreira do-
dc.date.accessioned2024-06-18T17:53:04Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T17:53:04Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationCARMO, Rodrigo Ferreira do. O ensino da matemática financeira para alunos do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares em Bacabal – MA. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2784pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2784-
dc.description.abstractStudying financial mathematics in high school has become essential for students to understand the aforementioned concepts in a very positive way, enabling a perception of understanding in the acquisition of this knowledge. The theme addressed in the aforementioned work is “TEACHING FINANCIAL MATHEMATICS FOR HIGH SCHOOL STUDENTS AT CENTRO DE ENSINO PROFª. MARIA CASIMIRO SOARES IN BACABAL - MA”, emerging the need to implement and work on the contents and concepts of financial mathematics in schools, as it is from this stage that the student begins to enter the job market and consequently, will use money with more frequently. However, this study has the general objective of analyzing how Financial Mathematicscan be a support tool for the everyday situations of high school students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. And as specific objectives, conceptualize financial mathematics; identify the main advantages and difficulties in understanding Financial Mathematics for students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares in Bacabal -MA; and, describe the possibilities necessary for the applicability of financial mathematics in the daily situations of high school students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. The procedures used in the research were a bibliographical, descriptive study with a quantitativequalitative focus through field research carried out at the Prof. Teaching Center. Maria Casemiro Soares, in the morning, afternoon and night shifts, with a population and sample composed of 08 (eight) mathematics teachers who carry out their teaching activities at that school. Based on the work carried out, it was found that it is essential that teachers can work on financial mathematics with their students, in order to transmit knowledge that will last a lifetime, especially in the everyday situations experienced by each of them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectFinancial mathpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectJob marketpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.titleO ensino da matemática financeira para alunos do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares em Bacabal – MApt_BR
dc.title.alternativeTeaching financial mathematics to students at Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares in Bacabal – MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCARMO, R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1708170251261917pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marco Aurélio Godinho-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047276014635271pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marco Aurélio Godinho-
dc.description.resumoEstudar a matemática financeira no ensino médio tornou-se fundamental para os alunos compreenderem os referidos conceitos de uma forma bem positiva, possibilitando uma percepção no entendimento na aquisição desses conhecimentos. A temática abordada no referido trabalho é “O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO PROFª. MARIA CASIMIRO SOARES EM BACABAL-MA”, surgindo a necessidade de implantar e trabalhar os conteúdos e conceitos da matemática financeira nas escolas, pois, é a partir desta etapa que o educando começa a adentrar no mercado de trabalho e consequentemente, utilizará o dinheiro com uma maior frequência. Todavia, esse estudo tem como objetivo geral analisar de que forma a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta de apoio para as situações cotidianas dos alunos do ensino médio do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. E como objetivos específicos, conceituar a matemática financeira; identificar quais as principais facilidades e dificuldades sobre o entendimento da Matemática Financeira dos alunos do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares em Bacabal - MA; e, descrever as possibilidades necessárias para a aplicabilidade da matemática financeira nas situações do cotidiano dos alunos do ensino médio do Centro de Ensino Prof. Maria Casimiro Soares. Os procedimentos utilizados na pesquisa tratou-se de um estudo de cunho bibliográfico, descritivo com enfoque quanti-qualitativo através da pesquisa de campo realizada no Centro de Ensino Prof. Maria Casemiro Soares, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com uma população e amostragem composta por 08 (oito) professores de matemática que exercem suas atividades docentes na referida escola. Com base no trabalho realizado, verificou-se que é fundamental que os professores possam trabalhar a matemática financeira com seus alunos, a fim de transmitir conhecimentos que servirão para a vida toda, principalmente nas situações cotidianas vividas por cada um deles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

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