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Título: Gestão por competências na administração pública: um estudo de caso na Procuradoria da República do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Competency-based management in public administration: a case study in the Attorney General’s Office of Maranhão
Autor(es): Cardoso, Gabriela Soares
Orientador: Santos Júnior, Celso Machado dos
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A gestão por competências no serviço público é uma resposta às novas exigências da Administração Pública brasileira na tentativa de migrar seu modelo burocrático para um modelo de gestão que adota valores relacionados à produtividade, competitividade e eficiência. A pesquisa trata acerca da implantação do Programa de Gestão por Competências em uma unidade do Ministério Público Federal (MPF), a Procuradoria da República do Maranhão (PR/MA). O propósito desta pesquisa é identificar quais lacunas necessitam ser desenvolvidas para o êxito do referido programa e consequente eficácia da PR/MA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, sendo realizada através do estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo universo e amostra de pesquisa foram os níveis estratégico, tático e operacional. Os resultados da pesquisa mostraram que para a efetividade do modelo de gestão por competências, o MPF precisa desenvolver, principalmente, o nível operacional, pois este apresentou o maior número de lacunas. A pesquisa mostrou-se relevante, pois poderá funcionar como ferramenta na aplicação de ações de desenvolvimento formais e não formais aos servidores.
Resumo: The management skills in public service is a response to the new demands of the Brazilian public administration in an attempt to migrate your bureaucratic model to a management model that adopts values related to productivity, competitiveness and efficiency. The research comes on the implementation of the program of management skills in a unit of the Federal Prosecutor, the Prosecutor’s Office of the Republic of Maranhão. The purpose of this research is to identify what gaps need to be developed for the success of this program and consequent effectiveness of Prosecutor’s Office of the Republic of Maranhão. This is an exploratory, descriptive and bibliographical research, being held through case study, with qualitative and quantitative approach, whose universe and sample of research were the strategic, tactical and operational levels. The survey results showed that for the effectiveness of the model of management skills, the Federal Prosecutor’s Office needs to develop, mainly, the operational level, because it presented the largest number of gaps. The research proved to be relevant, it may work as a tool in the implementation of formal and non-formal development to the servers.
Palavras-chave: Gestão por competências
Administração Pública
Procuradoria da República do Maranhão
Eficácia
Competency management
Public administration
Attorney's Office of the Republic of Maranhão
Efficiency
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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