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Título: De última governante ptolomaica a um tropo de modernidade: arquétipos da rainha Cleópatra VII no cinema ocidental
Título(s) alternativo(s): From the last Ptolemaic ruler to a trope of modernity: archetypes of Queen Cleopatra VII in Western cinema
Autor(es): Passos, Thiago Eduardo Prata
Orientador: Barbosa, Viviane de Oliveira
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Membro da Banca: Barroso Junior, Reinaldo dos Santos
Data do documento: 2023-07-10
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A rainha Cleópatra VII e sua imagem se renovam a cada década, relacionando-se com as mais diversas linguagens que o meio do entretenimento pode oferecer, mantendo-se atualizada e, ao mesmo tempo, reconhecível através de suas múltiplas representações. A imagem do Egito e sua famosa rainha no cinema é carregada de diversas categorias, como raça, gênero, identidade, arquétipo, assim como pertencimento a uma das mais importantes sociedades da história. Esta análise ressalta os arquétipos de mãe e amante, dentro e fora das telas, que a imagem de uma rainha oriental pode elencar. Cleópatra faz parte de um inconsciente coletivo que pode ser discutido explorando as conexões entre história e memória nas narrativas fílmicas sobre ela. Portanto, a apresentação e escolha dos filmes, Cleópatra (1963) e César e Cleópatra (1945ě, exploram a complexidade que a narrativa da rainha do Nilo estabeleceu no passado e na modernidade.
Resumo: Queen Cleopatra VII and her image are renewed every decade, relating to the most diverse languages that the entertainment medium can offer, keeping itself updated and, at the same time, recognizable through its multiple representations. The image of Egypt and its famous queen in the cinema is loaded with different categories such as race, gender, entity, as well as belonging to one of the most important societies in history. Then, the relationship between history and cinema, as well as the desires of the collective unconscious that recreate the archetypes of mother and lover on and off screen, related to the signs that the image of an oriental queen can list to her legacy. Therefore, the presentation and choice of films, Cleopatra Ě1963ě and Caesar and Cleopatra Ě1945ě, as objects of analysis explore the categorical complexity that the narrative of the queen of the Nile established in the past and in modernity.
Palavras-chave: Cleópatra
Egito
Cinema Ocidental
Modernidade
Rainha do Nilo
Arquétipo
Matriarcado
Patriarcado
História da África
Orientalismo
Egiptomania
História do Egito
Gênero
Sociedade egípcia
Cleopatra
Egypt
Western Cinema
Modernity
Queen of the Nile
Archetype
Matriarchy
Patriarchy
History of Africa
Orientalism
Egyptomania
History of Egypt
Gender
Egyptian society
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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