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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Passos, Thiago Eduardo Prata | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T13:42:51Z | - |
dc.date.available | 2024-06-12 | - |
dc.date.available | 2024-06-12T13:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Thiago Eduardo Prata. De última governante ptolomaica a um tropo de modernidade: arquétipos da rainha Cleópatra VII no cinema ocidental. 2023. 85f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2749 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2749 | - |
dc.description.abstract | Queen Cleopatra VII and her image are renewed every decade, relating to the most diverse languages that the entertainment medium can offer, keeping itself updated and, at the same time, recognizable through its multiple representations. The image of Egypt and its famous queen in the cinema is loaded with different categories such as race, gender, entity, as well as belonging to one of the most important societies in history. Then, the relationship between history and cinema, as well as the desires of the collective unconscious that recreate the archetypes of mother and lover on and off screen, related to the signs that the image of an oriental queen can list to her legacy. Therefore, the presentation and choice of films, Cleopatra Ě1963ě and Caesar and Cleopatra Ě1945ě, as objects of analysis explore the categorical complexity that the narrative of the queen of the Nile established in the past and in modernity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cleópatra | pt_BR |
dc.subject | Egito | pt_BR |
dc.subject | Cinema Ocidental | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Rainha do Nilo | pt_BR |
dc.subject | Arquétipo | pt_BR |
dc.subject | Matriarcado | pt_BR |
dc.subject | Patriarcado | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Orientalismo | pt_BR |
dc.subject | Egiptomania | pt_BR |
dc.subject | História do Egito | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sociedade egípcia | pt_BR |
dc.subject | Cleopatra | pt_BR |
dc.subject | Egypt | pt_BR |
dc.subject | Western Cinema | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject | Queen of the Nile | pt_BR |
dc.subject | Archetype | pt_BR |
dc.subject | Matriarchy | pt_BR |
dc.subject | Patriarchy | pt_BR |
dc.subject | History of Africa | pt_BR |
dc.subject | Orientalism | pt_BR |
dc.subject | Egyptomania | pt_BR |
dc.subject | History of Egypt | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Egyptian society | pt_BR |
dc.title | De última governante ptolomaica a um tropo de modernidade: arquétipos da rainha Cleópatra VII no cinema ocidental | pt_BR |
dc.title.alternative | From the last Ptolemaic ruler to a trope of modernity: archetypes of Queen Cleopatra VII in Western cinema | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | PASSOS, T. E. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5709596452611622 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1ID | BARBOSA, V. O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3555-7461 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697398324818667 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tatiana Raquel Reis | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, T. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154566878083509 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barroso Junior, Reinaldo dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | BARROSO JUNIOR, R. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7314220154337329 | pt_BR |
dc.description.resumo | A rainha Cleópatra VII e sua imagem se renovam a cada década, relacionando-se com as mais diversas linguagens que o meio do entretenimento pode oferecer, mantendo-se atualizada e, ao mesmo tempo, reconhecível através de suas múltiplas representações. A imagem do Egito e sua famosa rainha no cinema é carregada de diversas categorias, como raça, gênero, identidade, arquétipo, assim como pertencimento a uma das mais importantes sociedades da história. Esta análise ressalta os arquétipos de mãe e amante, dentro e fora das telas, que a imagem de uma rainha oriental pode elencar. Cleópatra faz parte de um inconsciente coletivo que pode ser discutido explorando as conexões entre história e memória nas narrativas fílmicas sobre ela. Portanto, a apresentação e escolha dos filmes, Cleópatra (1963) e César e Cleópatra (1945ě, exploram a complexidade que a narrativa da rainha do Nilo estabeleceu no passado e na modernidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Cinema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - THIAGO EDUARDO PRATA PASSOS - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdf | PDF - A | 2.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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