Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassos, Thiago Eduardo Prata-
dc.date.accessioned2024-06-12T13:42:51Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T13:42:51Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationPASSOS, Thiago Eduardo Prata. De última governante ptolomaica a um tropo de modernidade: arquétipos da rainha Cleópatra VII no cinema ocidental. 2023. 85f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2749pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2749-
dc.description.abstractQueen Cleopatra VII and her image are renewed every decade, relating to the most diverse languages that the entertainment medium can offer, keeping itself updated and, at the same time, recognizable through its multiple representations. The image of Egypt and its famous queen in the cinema is loaded with different categories such as race, gender, entity, as well as belonging to one of the most important societies in history. Then, the relationship between history and cinema, as well as the desires of the collective unconscious that recreate the archetypes of mother and lover on and off screen, related to the signs that the image of an oriental queen can list to her legacy. Therefore, the presentation and choice of films, Cleopatra Ě1963ě and Caesar and Cleopatra Ě1945ě, as objects of analysis explore the categorical complexity that the narrative of the queen of the Nile established in the past and in modernity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCleópatrapt_BR
dc.subjectEgitopt_BR
dc.subjectCinema Ocidentalpt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectRainha do Nilopt_BR
dc.subjectArquétipopt_BR
dc.subjectMatriarcadopt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectEgiptomaniapt_BR
dc.subjectHistória do Egitopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSociedade egípciapt_BR
dc.subjectCleopatrapt_BR
dc.subjectEgyptpt_BR
dc.subjectWestern Cinemapt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectQueen of the Nilept_BR
dc.subjectArchetypept_BR
dc.subjectMatriarchypt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.subjectHistory of Africapt_BR
dc.subjectOrientalismpt_BR
dc.subjectEgyptomaniapt_BR
dc.subjectHistory of Egyptpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEgyptian societypt_BR
dc.titleDe última governante ptolomaica a um tropo de modernidade: arquétipos da rainha Cleópatra VII no cinema ocidentalpt_BR
dc.title.alternativeFrom the last Ptolemaic ruler to a trope of modernity: archetypes of Queen Cleopatra VII in Western cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPASSOS, T. E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5709596452611622pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, V. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee1IDSILVA, T. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509pt_BR
dc.contributor.referee2Barroso Junior, Reinaldo dos Santos-
dc.contributor.referee2IDBARROSO JUNIOR, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7314220154337329pt_BR
dc.description.resumoA rainha Cleópatra VII e sua imagem se renovam a cada década, relacionando-se com as mais diversas linguagens que o meio do entretenimento pode oferecer, mantendo-se atualizada e, ao mesmo tempo, reconhecível através de suas múltiplas representações. A imagem do Egito e sua famosa rainha no cinema é carregada de diversas categorias, como raça, gênero, identidade, arquétipo, assim como pertencimento a uma das mais importantes sociedades da história. Esta análise ressalta os arquétipos de mãe e amante, dentro e fora das telas, que a imagem de uma rainha oriental pode elencar. Cleópatra faz parte de um inconsciente coletivo que pode ser discutido explorando as conexões entre história e memória nas narrativas fílmicas sobre ela. Portanto, a apresentação e escolha dos filmes, Cleópatra (1963) e César e Cleópatra (1945ě, exploram a complexidade que a narrativa da rainha do Nilo estabeleceu no passado e na modernidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - THIAGO EDUARDO PRATA PASSOS - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdfPDF - A2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.