Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2748
Título: | “Manchester do norte?”: a história local em sala de aula por meio de uma sequência didática sobre o parque fabril de São Luís |
Título(s) alternativo(s): | “North Manchester?”: local history in the classroom through a teaching sequence about the São Luís industrial park |
Autor(es): | Fonseca, Evelyn Silva |
Orientador: | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Abrantes, Elizabeth Sousa |
Membro da Banca: | Messias, Bianca Trindade |
Data do documento: | 2023-07-12 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa irá abordar a importância do ensino de história local, o relacionando ao início da industrialização que ocorreu no Maranhão, discutindo a localização do Parque Fabril na cidade de São Luís através de mapas que serão utilizados a fim de auxiliar as sequências didáticas produzidas ao final da pesquisa que está dividida em três capítulos. O primeiro introduzirá a temática do ensino de história através das leis e diretrizes, o segundo abordará o início da industrialização no Maranhão e o último relacionará os temas apresentados nos capítulos anteriores, apresentando as mudanças ocorridas na capital do estado através da cartografia, explorando a sua relevância para o ensino de História do Maranhão. |
Resumo: | The research will address the importance of teaching local history, relating it to the beginning of industrialization that occurred in Maranhão, discussing the location of the Parque Fabril in the city of São Luís through maps that will be used in order to assist the didactic sequences produced at the end research that is divided into three chapters. The first will introduce the theme of teaching history through laws and guidelines, the second will address the beginning of industrialization in Maranhão and the last will relate the themes presented in previous chapters, presenting the changes that occurred in the state capital through cartography, exploring its relevance for the teaching of History in Maranhão. |
Palavras-chave: | Ensino de história História Maranhão Políticas Brasil Industrialização Espaço urbano Fábrica de tecidos History teaching History Policies Industrialization Urban space Fabric factory |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - EVELYN SILVA FONSECA - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.