Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2734
Título: Percepções, dificuldades e ações do programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD) na Unidade de Educação Básica Mario Pereira
Título(s) alternativo(s): Perceptions, difficulties and actions of the educational program to resist drugs and violence (PROERD) at the Mario Pereira Basic Education Unit
Autor(es): Carvalho Neto, Manoel Lima de
Orientador: Gomes, Marco Antônio Nogueira
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo objetivou analisar quais os efeitos da aplicação do PROERD no combate e prevenção contra as drogas e a violência em uma escola no município de São Luís - MA. Neste período de grande criminalidade, que vivemos, cabe refletirmos sobre a importância de como combater e prevenir as crianças e os adolescentes contra as drogas e a violência, nesse sentido surge o PROERD, programa direcionado a educar os jovens a permanecerem longe das drogas e da violência, e que no final, ainda espalhem o aprendizado para toda sua comunidade do dia a dia. Alguns dos passos galgados para chegar lá foram explicar sobre as drogas e a violência, bem como, levantar o histórico sobre o PROERD, da mesma forma que, reconhecer sobre a atuação de combate e prevenção do PROERD, e por fim, pesquisar o conhecimento das percepções dos policiais militares instrutores do programa, dos professores e do gestor escolar, acerca dos efeitos do PROERD no combate e prevenção ao uso de drogas e a violência. Para este trabalho foi utilizado a abordagem qualitativa, buscando assim a essência do questionamento. A natureza das fontes de informações foi classificada em documental, bibliográfica e campo. Em busca de informações que ainda não possuem fontes publicadas sobre o PROERD se utilizou o instrumento de coleta do questionário. Em relação aos sujeitos da pesquisa, foi composto pela comunidade escolar e por policiais militares instrutores do PROERD. Após a aplicação dos questionários, ocorreu a fase de análise dos dados capturados no campo de pesquisa e na literatura da temática, a interpretação através do confrontamento entre as análises dos dados gerou a conclusão do estudo. Foi perceptível que o PROERD é de extrema importância para o combate e prevenção contra as drogas e a violência na escola, e por conseguinte, na comunidade toda onde os jovens dão continuidade aos ensinamentos do programa. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que a dificuldade para o combate e prevenção contra as drogas e a violência nas escolas pode ser amenizada com a aplicação do PROERD. No entanto, para a perfeita aplicação do programa, é fundamental um trabalho de dedicação integrada entre todos os entes do tripé que o compõe, são eles, a comunidade escolar, a família e a polícia militar
Resumo: This study aimed to analyze the effects of the application of PROERD in the fight and prevention against drugs and violence in a school in the city of São Luís - MA. In this period of great crime, which we live, it is important to reflect on the importance of how to combat and prevent children and adolescents against drugs and violence, in this sense comes the PROERD, a program aimed at educating young people to stay away from drugs and violence, and that in the end, still spread the learning to their entire community from day to day. , as well as, to raise the history on PROERD, in the same way as, to recognize about the combat and prevention of PROERD, and finally, to research the knowledge of the perceptions of military police instructors of the program, teachers and school manager, about the effects of PROERD in combating and preventing drug use and violence. For this work, the qualitative approach was used, thus seeking the essence of questioning. The nature of the sources of information was classified into documentary, bibliographic and field. In search of information that does not yet have published sources about PROERD, the questionnaire collection instrument was used. In relation to the research subjects, it was composed of the school community and military police instructors of PROERD. After the application of the questionnaires, the analysis phase of the data captured in the research field and in the literature of the theme occurred, the interpretation through the confrontation between the data analyses generated the conclusion of the study. It was noticeable that PROERD is extremely important for combating and preventing drugs and violence at school, and therefore in the whole community where young people continue the teachings of the program. Finally, through all the study conducted and the pedagogical suggestions presented, it was possible to confirm that the difficulty for combating and preventing drugs and violence in schools can be mitigated with the application of PROERD. However, for the perfect application of the program, it is essential a work of dedication integrated between all those entities of the tripod that composes it, they are the school community, the family and the military police
Palavras-chave: PROERD
Drogas
Polícia
Violência
Escola
Violência na escola
Drogas - Prevenção
Polícia Militar do Estado do Maranhão
Educador social - PROERD
Dependência Química
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA – MANOEL NETO- CFO PM CCSA UEMA 2020_1.pdfPDF A450.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.