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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2731
Título: | Desafios no ensino de história na Instituição IEMA Dr. João Bacelar Portela (2021-2022) |
Título(s) alternativo(s): | Challenges in teaching history at the IEMA Dr. João Bacelar Portela Institution (2021-2022) |
Autor(es): | Oliveira, Glaybson Rodrigues de |
Orientador: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Membro da Banca: | Friderichs, Lidiane Elizabete |
Membro da Banca: | Messias, Bianca Trindade |
Data do documento: | 2023-07-11 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma investigação sobre os desafios no Ensino de História na escola Dr. João Bacelar Portela (2021-2022), a fim de expor a relevância desta área para o ensino-aprendizagem do aluno. A proposta surgiu devido a importância de analisar o ensino de História aplicado nas salas de aula durante o período de ensino remoto, verificando como esse modelo foi utilizado e se facilitou o acesso e ampliou oportunidades de ensino. Teve como objetivos analisar as dificuldades de desenvolvimento do campo do ensino de História no Brasil; avaliar o modelo de ensino de história implementado no IEMA Bacelar Portela durante os anos de 2021 e 2022; e possibilitar um olhar crítico sobre os resultados obtidos com o modelo de ensino remoto entre diferentes profissionais e dimensões da escola. Foi realizada uma pesquisa de campo a fim alcançar os objetivos da referida temática. Os resultados foram satisfatório e mostraram que apesar da pandemia de COVID-19, das diversas dificuldades encontradas no modelo de ensino remoto, que foi feito de forma emergencial, a escola e os professores conseguiram dar continuidade a um ensino de História que entendiam como crítico, qualitativo e que amparasse os alunos para a sua formação. O modelo de ensino do IEMA permite ao aluno o pleno desenvolvimento e domínio de competências apoiadas em valores e autonomia. |
Resumo: | This work aims to present an investigation about the challenges in History Teaching at Dr. João Bacelar Portela (2021-2022), in order to expose the relevance of this area for student teaching-learning. The proposal arose due to the importance of analyzing the teaching of History applied in classrooms during the remote teaching period, verifying how this model was used and whether it facilitated access and expanded teaching opportunities. Its objectives were to analyze the difficulties of teaching History in Brazil; evaluate the history teaching model implemented at IEMA Bacelar Portela during the years 2021 and 2022; and enable a critical look at the results obtained with the remote teaching model among different professionals and school dimensions. A field survey was carried out in order to achieve the objectives of the aforementioned theme. The results were satisfactory and showed that despite the COVID-19 pandemic, of the various difficulties encountered in the remote teaching model, which was carried out on an emergency basis, the school and the teachers were able to continue the teaching of history that they understood to be critical, qualitative and to support students in their education. IEMA's teaching model allows students to fully develop and master skills based on values and autonomy. |
Palavras-chave: | Ensino de História Ensino remoto Professores de história Pandemia Covid-19 Currículo Proposta pedagógica Ditadura militar IEMA Bacelar Portela Papel do professor Teaching History Remote teaching History teachers Pandemic Covid-19 Curriculum Pedagogical proposal Military dictatorship IEMA Bacelar Portela Role of the teacher |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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MONOGRAFIA - GLAYBSON RODRIGUES OLIVEIRA - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdf | PDF - A | 695.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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