Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Glaybson Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-06-10T14:44:02Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T14:44:02Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Glaybson Rodrigues de. Desafios no ensino de história na Instituição IEMA Dr. João Bacelar Portela (2021-2022). 2023. 69f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2731pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2731-
dc.description.abstractThis work aims to present an investigation about the challenges in History Teaching at Dr. João Bacelar Portela (2021-2022), in order to expose the relevance of this area for student teaching-learning. The proposal arose due to the importance of analyzing the teaching of History applied in classrooms during the remote teaching period, verifying how this model was used and whether it facilitated access and expanded teaching opportunities. Its objectives were to analyze the difficulties of teaching History in Brazil; evaluate the history teaching model implemented at IEMA Bacelar Portela during the years 2021 and 2022; and enable a critical look at the results obtained with the remote teaching model among different professionals and school dimensions. A field survey was carried out in order to achieve the objectives of the aforementioned theme. The results were satisfactory and showed that despite the COVID-19 pandemic, of the various difficulties encountered in the remote teaching model, which was carried out on an emergency basis, the school and the teachers were able to continue the teaching of history that they understood to be critical, qualitative and to support students in their education. IEMA's teaching model allows students to fully develop and master skills based on values and autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProfessores de históriapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectIEMA Bacelar Portelapt_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectHistory teacherspt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.subjectMilitary dictatorshippt_BR
dc.subjectIEMA Bacelar Portelapt_BR
dc.subjectRole of the teacherpt_BR
dc.titleDesafios no ensino de história na Instituição IEMA Dr. João Bacelar Portela (2021-2022)pt_BR
dc.title.alternativeChallenges in teaching history at the IEMA Dr. João Bacelar Portela Institution (2021-2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4688629354732131pt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.advisor1IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.contributor.referee1Friderichs, Lidiane Elizabete-
dc.contributor.referee1IDFRIDERICHS, L. E.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299336593973821pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Bianca Trindade-
dc.contributor.referee2IDMESSIAS, B. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097276648664823pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma investigação sobre os desafios no Ensino de História na escola Dr. João Bacelar Portela (2021-2022), a fim de expor a relevância desta área para o ensino-aprendizagem do aluno. A proposta surgiu devido a importância de analisar o ensino de História aplicado nas salas de aula durante o período de ensino remoto, verificando como esse modelo foi utilizado e se facilitou o acesso e ampliou oportunidades de ensino. Teve como objetivos analisar as dificuldades de desenvolvimento do campo do ensino de História no Brasil; avaliar o modelo de ensino de história implementado no IEMA Bacelar Portela durante os anos de 2021 e 2022; e possibilitar um olhar crítico sobre os resultados obtidos com o modelo de ensino remoto entre diferentes profissionais e dimensões da escola. Foi realizada uma pesquisa de campo a fim alcançar os objetivos da referida temática. Os resultados foram satisfatório e mostraram que apesar da pandemia de COVID-19, das diversas dificuldades encontradas no modelo de ensino remoto, que foi feito de forma emergencial, a escola e os professores conseguiram dar continuidade a um ensino de História que entendiam como crítico, qualitativo e que amparasse os alunos para a sua formação. O modelo de ensino do IEMA permite ao aluno o pleno desenvolvimento e domínio de competências apoiadas em valores e autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GLAYBSON RODRIGUES OLIVEIRA - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdfPDF - A695.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.