Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2713
Título: O capital humano como alternativa para o desenvolvimento organizacional: estudo de caso da Promoart Gestão de Pessoas e Tecnologia Ltda de São Luís
Título(s) alternativo(s): Human capital as an alternative for organizational development: case study of Promoart Gestão de Pessoas e Tecnologia Ltda in São Luís
Autor(es): Pereira, Elyamara Rabelo
Orientador: Façanha Neto, Inácio Ferreira
Membro da Banca: Silva, João Augusto Ramos e
Membro da Banca: Nogueira, Paulo de Tárcio Castro
Data do documento: 2016-07-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Na era da informação o conhecimento é o recurso organizacional mais importante de uma organização, e para mantê-lo e desenvolvê-lo as empresas têm apostado no ativo mais valioso que possuem, o Capital Humano, que nada mais é que o Capital Intelectual das pessoas que compõem a empresa. Este estudo tem como objetivo analisar o Capital Humano da Promoart afim de adotar medidas adequadas de gestão de Recursos Humanos que promovam melhores resultados à organização, levando em consideração a relevância da temática como alternativa para o desenvolvimento organizacional. Para realização deste, fez-se uso das pesquisas descritivas, bibliográficas, documental, campo e estudo de caso. Para coleta de dados fez-se uso dos instrumentos entrevista com os colaboradores da empresa, bem como aplicação do questionário. A análise dos dados possibilitou evidenciar a importância da valorização do Capital Humano para o desenvolvimento organizacional e sua relação com a motivação e o comprometimento. Desta forma, constatou-se que o Capital Humano é o único ativo intangível e diferenciado capaz de aumentar a competitividade de uma empresa no mercado. No entanto, na organização estudada observou-se que esse recurso pode ser melhor trabalhado com maior participação e compartilhamento dos envolvidos.
Resumo: In the age of information age knowledge is the most important organizational resource of an organization, and to keep and develop it, the companies have invested in the most valuable asset they own, Human Capital, which is nothing more than the intellectual capital of people that make up the company. This study aims to analyze the Promoart’s human capital in order to adopt appropriate measures for human resources management to promote better results for the organization, taking into account the relevance of this topic as an alternative for organizational development. For achieving this, we did descriptive,bibliographical, and documentary research, besides field and case study. For data collection, we made use of the instruments, interview with the company's employees, as well as the questionnaire. Data analysis made it possible to highlight the importance of enhancement of human capital for organizational development and its relationship with the motivation and commitment. Thus, we find that the human capital is the only intangible object, differentiated and able to increase the competitiveness of a company in the work market. However, from the company we studied was observed that this process can be worked better with greater participation of the workers involved.
Palavras-chave: Era da informação
Recurso organizacional da Promoart
Capital humano
Gestão de recursos humanos
Desenvolvimento orgazizanional
Organização
Information age
Promoart organizational resource
Human capital
Human resource Management
Organizational development
Organization
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ELYAMARA RABELO PEREIRA - CCSA UEMA 2016.pdfPDF A7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.