Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Farias, Laysa da Silva | - |
dc.creator | Silva Neta, Judith Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T22:05:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03 | - |
dc.date.available | 2024-06-03T22:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-18 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Laysa da Silva. O ensino de matemática para alunos surdos: propostas de trabalho docente às escolas U. E. F. Frei Solano e U. E. F. São João Batista, em Bacabal - MA. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2691 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2691 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work dealt with knowledge about the performance of teachers of the Mathematics curricular component towards students deaf. The general objective of the work was to identify the main challenges faced by teachers of the curricular component Mathematics in teaching and learning to deaf students in the schools under study, in the city of Bacabal – MA. It is like specific, we sought to understand how the process of school inclusion of deaf students; describe the main challenges faced by school teachers Mathematics when teaching deaf students; propose possible contributions from teaching performance in the teaching process, referring to student learning deaf. The methodological aspects used were bibliographical research, action research, descriptive, of a qualitative nature, whose instruments for organizing of the data collected were analysis of existing bibliographies on the topic proposal and research questionnaire. In data analysis, the technique was used of Bardin's Content Analysis. Two (2) teachers participated in the research specific to the mathematics subject, one from each school mentioned. You results were organized and analyzed into eleven categories. It was observed in results that there are challenges in teaching practice with deaf students; it was observed even though teachers have support from the education system and school daily, as well as the support of the professional interpreter, which is essential in communication between deaf and hearing people. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Contribuição docente | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa - Ação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Deaf students | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Strategies | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Teaching contribution | pt_BR |
dc.subject | Action research | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática para alunos surdos: Propostas de trabalho docente às escolas U. E. F. Frei Solano e U. E. F. São João Batista, em Bacabal - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching mathematics to deaf students: proposals for teaching work at schools U. E. F. Frei Solano and U. E. F. São João Batista, in Bacabal - MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | FARIAS, L. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6331042570334979 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Marco Aurélio Godinho | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. A. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1047276014635271 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de curso tratou do conhecimento acerca da atuação de professores do componente curricular Matemática frente aos alunos surdos. O objetivo geral do trabalho foi identificar os principais desafios enfrentados por professores do componente curricular Matemática no ensino e aprendizagem aos alunos surdos nas escolas em estudo, na cidade de Bacabal – MA. E como específicos, buscou-se conhecer como ocorre o processo de inclusão escolar dos alunos surdos; descrever os principais desafios enfrentados por professores de Matemática ao ministrar aula a alunos surdos; propor possíveis contribuições da atuação docente no processo de ensino, referentes a aprendizagem dos alunos surdos. Os aspectos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, descritiva, de cunho qualitativo, cujos instrumentos para organização dos dados coletados foram análise de bibliografias existentes acerca do tema proposto e questionário de investigação. Na análise de dados utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa 02 (dois) professores específicos da disciplina de matemática, sendo um de cada escola referida. Os resultados foram organizados e analisados em onze categorias. Observou-se nos resultados que existem desafios na pratica docente com alunos surdos; observou-se ainda que os professorem possuem apoio do sistema de ensino e da escola diariamente, bem como, o suporte do profissional intérprete que é essencial na comunicação entre surdos e ouvintes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bacabal | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JUDITH GONÇALVES DA SILVA NETA E LAYSA DA SILVA FARIAS - CURSO DE MATEMÁTICA - CESB UEMA - 2023 | PDF-A | 282.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.