Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Laysa da Silva-
dc.creatorSilva Neta, Judith Gonçalves da-
dc.date.accessioned2024-06-03T22:05:53Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T22:05:53Z-
dc.date.issued2023-02-18-
dc.identifier.citationFARIAS, Laysa da Silva. O ensino de matemática para alunos surdos: propostas de trabalho docente às escolas U. E. F. Frei Solano e U. E. F. São João Batista, em Bacabal - MA. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2691pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2691-
dc.description.abstractThis course conclusion work dealt with knowledge about the performance of teachers of the Mathematics curricular component towards students deaf. The general objective of the work was to identify the main challenges faced by teachers of the curricular component Mathematics in teaching and learning to deaf students in the schools under study, in the city of Bacabal – MA. It is like specific, we sought to understand how the process of school inclusion of deaf students; describe the main challenges faced by school teachers Mathematics when teaching deaf students; propose possible contributions from teaching performance in the teaching process, referring to student learning deaf. The methodological aspects used were bibliographical research, action research, descriptive, of a qualitative nature, whose instruments for organizing of the data collected were analysis of existing bibliographies on the topic proposal and research questionnaire. In data analysis, the technique was used of Bardin's Content Analysis. Two (2) teachers participated in the research specific to the mathematics subject, one from each school mentioned. You results were organized and analyzed into eleven categories. It was observed in results that there are challenges in teaching practice with deaf students; it was observed even though teachers have support from the education system and school daily, as well as the support of the professional interpreter, which is essential in communication between deaf and hearing people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectContribuição docentept_BR
dc.subjectPesquisa - Açãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectTeaching contributionpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleO ensino de matemática para alunos surdos: Propostas de trabalho docente às escolas U. E. F. Frei Solano e U. E. F. São João Batista, em Bacabal - MApt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics to deaf students: proposals for teaching work at schools U. E. F. Frei Solano and U. E. F. São João Batista, in Bacabal - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDFARIAS, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331042570334979pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marco Aurélio Godinho-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047276014635271pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de curso tratou do conhecimento acerca da atuação de professores do componente curricular Matemática frente aos alunos surdos. O objetivo geral do trabalho foi identificar os principais desafios enfrentados por professores do componente curricular Matemática no ensino e aprendizagem aos alunos surdos nas escolas em estudo, na cidade de Bacabal – MA. E como específicos, buscou-se conhecer como ocorre o processo de inclusão escolar dos alunos surdos; descrever os principais desafios enfrentados por professores de Matemática ao ministrar aula a alunos surdos; propor possíveis contribuições da atuação docente no processo de ensino, referentes a aprendizagem dos alunos surdos. Os aspectos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação, descritiva, de cunho qualitativo, cujos instrumentos para organização dos dados coletados foram análise de bibliografias existentes acerca do tema proposto e questionário de investigação. Na análise de dados utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa 02 (dois) professores específicos da disciplina de matemática, sendo um de cada escola referida. Os resultados foram organizados e analisados em onze categorias. Observou-se nos resultados que existem desafios na pratica docente com alunos surdos; observou-se ainda que os professorem possuem apoio do sistema de ensino e da escola diariamente, bem como, o suporte do profissional intérprete que é essencial na comunicação entre surdos e ouvintes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JUDITH GONÇALVES DA SILVA NETA E LAYSA DA SILVA FARIAS - CURSO DE MATEMÁTICA - CESB UEMA - 2023PDF-A282.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.