Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarcelar, Breno Lucas Costa-
dc.date.accessioned2024-06-03T19:05:14Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T19:05:14Z-
dc.date.issued2023-02-20-
dc.identifier.citationBARCELAR, Breno Lucas Costa. Didática da Matemática: uma análise da metodologia de ensino no primeiro ano “A” do Ensino Médio no turno matutino do Centro de Ensino José de Matos Oliveira em Olho D’água das Cunhãs - MA. 2023. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2681pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2681-
dc.description.abstractThe theme of this study is Mathematics Didactics, whose general objective was to analyze the teaching methodology of the mathematics teacher who teaches at the José de Teaching Center Matos Oliveira. The methodological approach took place through bibliographical research and field research. This is descriptive research. For this purpose, it was used as technique the application of a questionnaire composed of objective and subjective questions, because it can be answered without the presence of the interviewers, allowing participants to of the research respond to the questionnaire more carefully and with more time. It was possible observe that Mathematics is a discipline viewed with some fear by a portion considerable number of students. Therefore, creating knowledge requires new methodologies and different learning environments, as each room is made up of a heterogeneous group of students. Traditional teaching cannot address the difficulties that many students experience, leading to the emergence of an education, where learning to learn is part of everyday life of students and teachers. It is noteworthy that this study does not seek to characterize that games are the solving problems experienced by students and teachers in their daily lives in the classroom, Nor is the use of technologies a ready-made recipe, but rather an alternative proposition for the teaching-learning process becomes more efficient.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProcesso ensino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa de campopt_BR
dc.subjectProposição alternativapt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching - Learning processpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectAlternative propositionspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectField researchpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleDidática da Matemática: uma análise da metodologia de ensino no primeiro ano “A” do Ensino Médio no turno matutino do Centro de Ensino José de Matos Oliveira em Olho D’água das Cunhãs - MA.pt_BR
dc.title.alternativeMathematics Didactics: an analysis of the teaching methodology in the first “A” year of high school in the morning shift at the José de Matos Oliveira Teaching Center in Olho D’água das Cunhãs - MA.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID7435980618611946pt_BR
dc.creator.IDBARCELAR, B. L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7435980618611946pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.contributor.advisor1ID8720405748367232pt_BR
dc.contributor.advisor1IDROCHA, L. P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720405748367232pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema a Didática da Matemática, cujo o objetivo geral foi analisar a metodologia de ensino do professor de matemática que leciona no Centro de Ensino José de Matos Oliveira. A abordagem metodológica aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo. Para tanto, utilizou-se como técnica a aplicação de um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, porque ele pode ser respondido sem a presença dos entrevistadores, possibilitando que os participantes da pesquisa respondam ao questionário de forma mais cautelosa e com mais tempo. Foi possível observar que a Matemática é uma disciplina encarada com certo receio por uma parcela considerável de alunos. Desse modo, criar conhecimento requer novas metodologias e diferentes ambientes de aprendizagem, pois cada sala é composta por um grupo heterogêneo de alunos. O ensino tradicional não consegue atender as dificuldades que muitos alunos apesentam, levando ao surgimento de uma educação, onde o aprender a aprender faça parte do cotidiano dos alunos e professores. Destaca-se que este estudo não busca caracterizar que os jogos são a resolução dos problemas vivenciados por alunos e professores em seu dia a dia em sala de aula, tampouco o uso das tecnologias é uma receita pronta, mas sim, uma proposição alternativa para que o processo de ensino-aprendizagem tornar-se mais eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - BRENO LUCAS COSTA BARCELAR - CURSO DE MATEMÁTICA - CESB UEMA - 2023PDF-A609.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.