Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViégas, Gabriel Victor de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-05-28T17:00:15Z-
dc.date.available2024-05-28-
dc.date.available2024-05-28T17:00:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIÉGAS, Gabriel Victor de Oliveira. Análise do desempenho do programa educacional de resistência às drogas – PROERD promovido pela PMMA na cidade de São Luís do Maranhão. 2018. 80 f. Monografia (Curso de Bacharelado em Formação de Oficiais - PMMA) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2656pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2656-
dc.description.abstractEducational program for drug resistance and violence. It addresses the formal education of children and adolescents in Brazil, demonstrating their characteristics in the teaching and learning process. Emphasis is given to the use of drugs and their ill effects in life and society, specifying types and how they affect each behavior after being consumed. The discussion on drugs has, on a daily basis, covered numerous fields of scientific knowledge, providing at various moments, interdisciplinary studies on this disturbing subject. It discusses the possibilities of PROERD actions in public and private schools, as well as their actions and the results obtained after the course. The school is the environment where one has the opportunity to discuss and learn new knowledge, ethical training and behavior with values, but in addition, it is also a place where subjects are formed from the relationships that are established between students and teachers. The present qualitative and quantitative research has in its scope the development of the bibliographical and field research with application of questionnaire to obtain the data. The quantitative data generated graphs that present information relevant to the understanding and answer to the problem that is the efficiency and effectiveness of PROERD results in public and private schools. Finally the conclusion that comes to reaffirm the details and hypotheses discussed in light of the text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolícia Militar do Maranhão (PMMA)pt_BR
dc.subjectPrevenção do uso das drogaspt_BR
dc.subjectPrograma Educacional de Resistência às Drogas (PROERD)pt_BR
dc.subjectEducação infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectMinistério da Educaçãopt_BR
dc.subjectMonografiapt_BR
dc.subjectMaranhão Military Police (PMMA)pt_BR
dc.subjectPrevention of drug usept_BR
dc.subjectDrug Resistance Educational Program (PROERD)pt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectMinistry of Educationpt_BR
dc.subjectMonographypt_BR
dc.titleAnálise do desempenho do programa educacional de resistência às drogas – PROERD promovido pela PMMA na cidade de São Luís do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the performance of the drug resistance educational program – PROERD promoted by PMMA in the city of São Luís do Maranhão-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Marco Antônio Nogueira-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, M. A. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8690269370445634pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Ana Tereza-
dc.contributor.referee2Veras, Wellington Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDVERAS, W. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4193294359977923pt_BR
dc.description.resumoPrograma educacional de resistência às drogas e a violência. Aborda-se a educação formal das crianças e dos adolescentes no Brasil, demonstrando suas características no processo de ensino e da aprendizagem. Enfatiza-se o uso de drogas e seus malefícios na vida e em sociedade, especificando tipos e como atinge cada comportamento após serem consumidas. A discussão sobre drogas tem, no dia a dia, percorrido inúmeros campos do conhecimento científico, proporcionando em diversos momentos, estudos interdisciplinares a respeito deste inquietante tema. Discute-se as possibilidades das ações do PROERD na escola pública e privada, bem como, suas ações e os resultados obtidos pós curso. A escola é o ambiente onde se tem a oportunidade de se discuti e se apreender novos conhecimentos, formação ética e comportamento com valores, mas além disso, também é um local onde sujeitos são formados a partir das relações que se estabelecem entre alunos e professores. A presente pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa, tem em seu escopo o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário para obtenção dos dados. Os dados quantitativos geraram gráficos que apresentam informações relevante para o entendimento e resposta ao problema que é a eficiência e eficácia dos resultados do PROERD nas escolas públicas e privadas. Por fim a conclusão que vem reafirmar os pormenores e hipóteses discutidos à luz do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GABRIEL VICTOR DE OLIVEIRA VIÉGAS - CCSA - UEMA 2018.pdfPDF A1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.