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Título: 4 P’s do marketing : uma análise de uma micro empresa em São Luís
Título(s) alternativo(s): 4 P’s of marketing: an analysis of a micro company in São Luís
Autor(es): Sodré, Alessandro Silva
Orientador: Façanha Neto, Inácio Ferreira
Membro da Banca: Santos Júnior, Celso Machado dos
Membro da Banca: Santos, Kátia Soares dos
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: As empresas buscam, a cada dia, estratégias para fidelizar clientes e conquistar novos e, assim, aumentarem o seu retorno financeiro. O Marketing representa uma estratégia importante. As organizações, principalmente as de grande porte, utilizam o Marketing, cada vez mais, de forma intencional e cuidadosamente planejada. Entretanto, poucas pesquisas tem sido realizadas acerca do marketing nas micro empresas. E neste trabalho se aborda os 4Ps do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, em uma micro empresa. Apresentou-se como objetivo geral identificar e analisar os 4 P's em uma micro empresa da cidade de São Luis. Verificou-se a identidade institucional da empresa: missão, visão e valores; e como cada variável do mix de marketing se apresenta. E, respondeu-se ao seguinte questionamento de pesquisa: é possível a efetivação dos elementos do Mix Marketing em uma micro empresa? Para solucionar tal questão, foi adotada a técnica quantitativa e qualitativa de pesquisa, cujos participantes foram a proprietária e clientes da empresa. Os resultados revelaram que embora a empresa não possua um plano formal de Marketing, a mesma utiliza de forma satisfatória os 4 P's: Produto, Preço, Praça e Promoção, entretanto, de uma maneira não efetiva. E como proposta de melhoria sugerimos a elaboração de uma estratégia de marketing que contemple todo processo de marketing na organização, de tal maneira que os 4 P's possam ser efetivados e, assim, trabalhados de forma mais consistente e consciente.
Resumo: Companies seek day by day strategies to retain customers and conquer new ones, and thereby increase their financial return. Marketing represents an important strategy thereof. Organizations, mainly large ones, use the Marketing, increasingly, intentionally and carefully planned manner. However, little research has been conducted on marketing in micro enterprises. Thus, in this paper it is addressed the marketing 4Ps: Product, Price, Place and Promotion, in a micro entreprises. Presented itself as a general objective to identify and analyze the 4Ps in a micro company of São Luís. It was examined the identity of the entreprise: mission, vision and values; and how each variable of the mix marketing is presented. And the following question with respect to he research herein was answered: the effectiveness of the mix marketing elements in a micro business will be possible? To solve this issue, the qualitative and quantitative technique to the research were adopted, whose participants were the owner and customers of the enterprise. The results showed that although the enterprise does not have a formal marketing plan, it uses satisfactorily the 4 P's: Product, Price, Place and Promotion, however, in a noneffective way. And as proposed improvement suggest the development of a marketing strategy that includes all marketing process in the organization, so that the 4Ps can be effected and thus worked more consistently and consciously.
Palavras-chave: Administração
4P's
Marketing
Praça
Preço
Produto
Promoção
Estudo de caso
Adminitration
4'Ps
Marketing
Square
Product
Price
Promotion
Case study
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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