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dc.creatorSodré, Alessandro Silva-
dc.date.accessioned2024-05-27T14:27:43Z-
dc.date.available2024-05-27-
dc.date.available2024-05-27T14:27:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSODRÉ, Alessandro Silva. 4 P’s do marketing: uma análise de uma micro empresa em São Luís. 2016. 46 f. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2646pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, André da Silva. Programa de bonificação com pontos como estratégia para retenção de clientes: uma experiência na empresa Farmácia do Bairro de São José de Ribamar. 2016. 47 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2645-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2646-
dc.description.abstractCompanies seek day by day strategies to retain customers and conquer new ones, and thereby increase their financial return. Marketing represents an important strategy thereof. Organizations, mainly large ones, use the Marketing, increasingly, intentionally and carefully planned manner. However, little research has been conducted on marketing in micro enterprises. Thus, in this paper it is addressed the marketing 4Ps: Product, Price, Place and Promotion, in a micro entreprises. Presented itself as a general objective to identify and analyze the 4Ps in a micro company of São Luís. It was examined the identity of the entreprise: mission, vision and values; and how each variable of the mix marketing is presented. And the following question with respect to he research herein was answered: the effectiveness of the mix marketing elements in a micro business will be possible? To solve this issue, the qualitative and quantitative technique to the research were adopted, whose participants were the owner and customers of the enterprise. The results showed that although the enterprise does not have a formal marketing plan, it uses satisfactorily the 4 P's: Product, Price, Place and Promotion, however, in a noneffective way. And as proposed improvement suggest the development of a marketing strategy that includes all marketing process in the organization, so that the 4Ps can be effected and thus worked more consistently and consciously.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subject4P'spt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPraçapt_BR
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectProdutopt_BR
dc.subjectPromoçãopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAdminitrationpt_BR
dc.subject4'Pspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSquarept_BR
dc.subjectProductpt_BR
dc.subjectPricept_BR
dc.subjectPromotionpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.title4 P’s do marketing : uma análise de uma micro empresa em São Luíspt_BR
dc.title.alternative4 P’s of marketing: an analysis of a micro company in São Luíspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Façanha Neto, Inácio Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDFAÇANHA NETO, I. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1829405714910630pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Júnior, Celso Machado dos-
dc.contributor.referee2Santos, Kátia Soares dos-
dc.description.resumoAs empresas buscam, a cada dia, estratégias para fidelizar clientes e conquistar novos e, assim, aumentarem o seu retorno financeiro. O Marketing representa uma estratégia importante. As organizações, principalmente as de grande porte, utilizam o Marketing, cada vez mais, de forma intencional e cuidadosamente planejada. Entretanto, poucas pesquisas tem sido realizadas acerca do marketing nas micro empresas. E neste trabalho se aborda os 4Ps do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, em uma micro empresa. Apresentou-se como objetivo geral identificar e analisar os 4 P's em uma micro empresa da cidade de São Luis. Verificou-se a identidade institucional da empresa: missão, visão e valores; e como cada variável do mix de marketing se apresenta. E, respondeu-se ao seguinte questionamento de pesquisa: é possível a efetivação dos elementos do Mix Marketing em uma micro empresa? Para solucionar tal questão, foi adotada a técnica quantitativa e qualitativa de pesquisa, cujos participantes foram a proprietária e clientes da empresa. Os resultados revelaram que embora a empresa não possua um plano formal de Marketing, a mesma utiliza de forma satisfatória os 4 P's: Produto, Preço, Praça e Promoção, entretanto, de uma maneira não efetiva. E como proposta de melhoria sugerimos a elaboração de uma estratégia de marketing que contemple todo processo de marketing na organização, de tal maneira que os 4 P's possam ser efetivados e, assim, trabalhados de forma mais consistente e consciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração da Produçãopt_BR
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