Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2628
Título: Gestão de estoque: uma analise das praticas adotadas por empresas ludovicenses atuantes no comercio eletronico
Título(s) alternativo(s): Inventory management: an analysis of practices adopted by companies ludovicenses active in electronic commerce
Autor(es): Cruz, Marcela Cristine
Orientador: Morais, Katy Maria Nogueira
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O comércio virtual apresentou nos últimos anos número significativo de novas empresas e aumento das compras online, em tempos de crise esses dados torna-se relevantes. Considerado um assunto novo, que explodiu no Brasil na década passada, percebeu-se poucas publicações sobre esse assunto na região Nordeste do país. As práticas adotadas na gestão de estoque pelas empresas ludovicenses atuantes no comércio eletrônico são apresentadas no presente trabalho, que teve como objetivo analisar essas práticas a fim de encontrar os entraves que limitam as organizações. No início foi importante definir o que é o comércio, e em seguida o comércio eletrônico e seu histórico no Brasil e no exterior, em seqüência foram destacadas as formas de comercialização virtual e seus tipos. A partir de então o gerenciamento de estoque foi o alvo, as técnicas utilizadas e todas as formas de planejar, organizar, controlar e avaliar os estoques foram explicitadas. Na metodologia foi definido o tipo de pesquisa, descritiva e explorativa quanto aos fins e pesquisa de campo e bibliográfica quanto aos meios; a coleta de dados ocorreu através de questionário com perguntas abertas e fechadas e foram interpretados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa de campo investigou as empresas genuinamente ludovicenses atuantes no mercado eletrônico, com foco na gestão de estoque, nas práticas realizadas por elas e se ocorreram ou não adaptações para esse mercado.
Resumo: The virtual trade sector in recent years, a significant number of new businesses and increased online shopping, in times of crisis such data become relevant. Considered a new issue, which exploded in Brazil in the past decade, few publications was realized on this subject in the Northeast region of the country. The practices in inventory management by ludovicenses companies operating in ecommerce are presented in this work, which aimed to analyze these practices in order to find the barriers that limit organizations. At first it was important to define what is the trade, and then the e-commerce and its history in Brazil and abroad, in sequence were highlighted forms of virtual marketing and their types. Since then the stock management was the target, the techniques used and all forms of planning, organizing, controlling and evaluating the stocks were explained. In the methodology the type of research, descriptive and exploratory as to the purposes and field research and literature on the means has been set; the data were collected through a questionnaire with open and closed questions and were interpreted by content analysis. The field research investigated genuinely ludovicenses companies in the electronic market, focusing on inventory management, the practices carried out by them and whether there or not adjustments to this market.
Palavras-chave: Comercio eletrônico
Gestão de estoque
Empresas ludovicences
Compras on line
E-commerce
Inventory management
Ludovicences companies
Online shopping
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARCELA CRISTINE CRUZ - CCSA UEMA 2016.pdf9.55 MBPDF AVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.