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Título: Reescrita do texto Caçadas de Pedrinho, de Regina Zilberman (2020): uma análise discursiva a partir da comparação com o texto original de Monteiro Lobato (1933, 2016)
Título(s) alternativo(s): Rewriting of the text Caçadas de Pedrinho, by Regina Zilberman (2020): an analysis discursive from the comparison with the original text by Monteiro Lobato (1933, 2016)
Autor(es): Almeida, Anne Clay Prata
Orientador: Silva Neto, Antonio Cilírio da
Membro da Banca: Ximenes, Italo Ramon Francisco de Melo Lima
Membro da Banca: Cunha, Robson de Macêdo
Data do documento: 2024-02-10
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Reescrever o texto Caçadas de Pedrinho tem sido recorrente desde que a obra entrou em domínio público em 2020. Com a profusão de novas edições, Regina Zilberman (2020), se propõe a essa tarefa por acreditar que as obras de Monteiro Lobato devem permanecer vivas no imaginário infantil. Para tanto o objetivo desse estudo é investigar as marcas discursivas da reescrita (2020) de Caçadas de Pedrinho, a partir da comparação com o texto original (1933, 2016). Por fazer parte de uma discursão que vem desde 2010, a obra chegou ao Supremo Tribunal Federal acusada de teor racista. E nesta perspectiva levando em consideração as quatro operações linguísticas (adição, substituição, supressão e deslocamento) que se apresentam nos processos de revisão e reescrita alguns questionamentos são levantados; desde a manter a escrita original de Monteiro Lobato de 1933, ou banir as passagens tidas como racistas, e até mesmo os paratextos contextualizando a obra ao momento histórico. Para esse fim, fomos direcionados a alguns autores como Lajolo (2011), Van Dijk (2005), Pêcheux (1990), Orlandi (2009), Bakhtin (1997), Fiorin (1990), Matêncio (2002), Fiad e Barros (2003), Fabre (1986) e outros que embasaram essa pesquisa no que tange a Literatura, Leitura, Racismo, Análise do Discurso, Ideologia, Reescrita e Operações Linguísticas; ponderando assim que o discurso além de considerar o momento histórico/sociológico em que a obra foi escrita (texto original) que se possa pensar numa reescrita partindo do pressuposto que o conceito que a criança tem nesta fase é o de tempo histórico, pois segundo Vygotsky (2009)[1934] a criança não tem acesso direto a um “mundo” puro e atemporal, mas o entende dentro dos limites e das mediações impostas pelos materiais que o constituem, da história que o formou e da linguagem que o organiza. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que, além da revisão da literatura, contou com dois movimentos lineares: da leitura do texto original de Monteiro Lobato (1933, 2016) e do atual a reescrita de Regina Zilberman (2020). Considerou-se que a reescrita de Caçadas de Pedrinho, longe dos padrões de um discurso artificial, inerente ao relato original defendeu-se com veemência a personagem sentenciosa Tia Nastácia, singelamente abusada na linguagem estereotipada. Na reescrita Zilberman nos direciona com singeleza ao seu discurso. Não é um texto anódino, muito pelo contrário também mostra uma linguagem com necessária vinculação ao contexto histórico, com respeito aos direitos e dignidade ao negro, pois estamos em um caminho sem volta, um tema que nos deixou com um cisco na retina dos olhos. Não se é mais permissível e nem permitido, mesmo diante de uma constelação chamada Monteiro Lobato, ressentimentos em dada medida de um “imediatismo”, onde os austeros volumes de edições da obra, não sejam capazes de postular crenças, mas sim os rótulos que nos guiaram às análises, e ao amadurecimento do Estado Democrático de Direito.
Resumo: Caçadas de Pedrinho has been frequently rewritten since the word entered the public domain em 2020.With the proliferation of new editions, Regina Zilberman (2020) has taken on this task, believing that Monteiro Lobato`s Works should remain alive in children`s imagination.The aim of this study is to investigate the discursive marks of the rewrite(2020) of “ Caçadas de Pedrinho” through a comparison with the original text (1993,2016). Since 2010, the work has been part of a discussion and has reached the Supreme Federal Court accused of racista contente. In this perspective, considering the four linguistic operations(addition, substitution, suppression and displacement) that are involved in the processes of revision and rewriting, several questions are raised. These range from preserving Monteiro Lobato`s original writing from 1993 to eliminating passages deemed racist, and even removing the paratexts.To contextualize the work within the historical moment, we have been directed to several authors such as Lajolo (2011), Van Dijk (2005), Pêcheux (1990), Orlandi(2009), Bakhtin(1997), Fiorin(1990), Matêncio(2002), Fiad and Barros(2003) and Fabre(1986). Others studies that underpinned this research regarding literature, reading, racism, discourse, analysis, ideology, rewriting and linguistic operations; considering that discourse not only takes into account the historical/sociological contexto in which the work was written(original text) but also allows for considering a rewrite assuming that the concept that the child at the stage, the crucial aspect is historical time because, according to Vygotsky (2009)[1934], the child does not have direct access to a pure and timeless “world” but understands it within the constraints and mediations imposed by the materials that constitute it, the history that shaped it, and the language that organizes it.Methodologically, this concerns a qualitative bibliographic research, in addition to the literature review, involved two linear movements: first, a reading of the original text by Monteiro Lobato(1993,2006), and second, an updated rewriting by Regina Zilberman(2020).It was considered that the rewriting of “Caçadas de Pedrinho”, diverging from the standards of na artificial discourse inherent in characterizing Tia Nastácia as a sententious figure, Zilberman skillfully guides us through her discourse while defying stereotypical language.The rewrite isn`t anodyne; quite the contrary, it adeptly presentes a language intricately intertwined with the historical context, respecting the rights and dignity of Black individuals.We find ourselves on an irreversible path, grappling with na issue that leaves a lingering impact.It is neither more permissible nor allowed, even in the presence of a constellation named Monteiro Lobato, to harbor resentments to a certain extent due to na “immediacy”, where the austere volumes of editions of the work are not capable of positing beliefs, but rather the labels that have guided us to the analyses and maturation of the Democratic Rule of Law.
Palavras-chave: Racismo
Caçadas de Pedrinho
Reescrita
Operações linguísticas
Análise do discurso
Regina Zilberman
Monteiro Lobato
Racism
Pedrinho Hunts
Rewrite
Linguistic operations
Speech analysis
Regina Zilberman
Monteiro Lobato
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

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