Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Aurelianny Almeida da-
dc.date.accessioned2024-05-16T15:43:24Z-
dc.date.available2024-05-16-
dc.date.available2024-05-16T15:43:24Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.citationCUNHA, Aurelianny Almeida da. Gestão do Projeto URCA (Uso Racional de Carros) para mobilidade urbana nas cidades inteligentes. 2022. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engengaria da Computação e Sistemas). Centro de Ciências Tecnológicas. Universidade Estadual do Maranhão. São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2584pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2584-
dc.description.abstractThe URCA (Rational Use of Cars in Smart Cities) project was born with the objective of improving urban mobility and being an alternative to large infrastructure works in relation to the excess of cars on the roads. To this end, he proposes a low-cost solution whose application is the rational use of public roads by cars through carpooling. For this, the solution aims to provide a monitoring system capable of identifying the number of passengers inside the vehicles that travel the main avenues and their respective plates, so that such data, from there, can integrate an information base that will serve as statistics. to traffic regulatory bodies, so that they can propose tax incentives or even sanctions. This work deals with the URCA Project Management in order to integrate the functionalities that have been developed since the beginning of the Project and complement the solution of requirements of the deployment environment, through: a) a prototype in hardware for composite field tests by a mini computer, a camera with two cameras (RGB and IR), a communication system and a ventilation system and mechanical encapsulation against dust and humidity and b) integration of the ride-sharing software (URCARONA) with the data analysis software (Analytics), in order to allow the effective application of the URCA Project in the main streets of the cities, according to the interest of Organs regulatory bodies. Prototype assembly and field tests were successfully carried out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de dadospt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectUso Racional de Carros nas Cidades Inteligentes - URCApt_BR
dc.subjectÓrgãos regulamentadores de trânsitopt_BR
dc.subjectSistema de monitoramentopt_BR
dc.subjectData communicationpt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectSmart citiespt_BR
dc.subjectRational Use of Cars in Smart Cities - URCApt_BR
dc.subjectTraffic regulatory bodiespt_BR
dc.subjectMonitoring systempt_BR
dc.titleGestão do Projeto URCA (Uso Racional de Carros) para mobilidade urbana nas cidades inteligentespt_BR
dc.title.alternativeManagement of the URCA Project (Rational Use of Cars) for urban mobility in smart citiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.IDCUNHA, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9427114092606975pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Henrique Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, C. H. Rpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739489284822297pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Mauro Sergio Silva-
dc.contributor.referee2Moura, José Pinheiro de-
dc.description.resumoO projeto URCA (Uso Racional de Carros nas Cidades Inteligentes) nasceu com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e ser uma alternativa às grandes obras de infraestrutura com relação ao excesso de automóveis nas vias. Para tal, ele propõe uma solução de baixo custo cuja aplicação seja o uso racional das vias públicas por automóveis por meio do compartilhamento de caronas solidárias. Para isso a solução visa fornecer um sistema de monitoramento capaz de identificar a quantidade de passageiros dentro dos veículos que trafegam as principais avenidas e as suas respectivas placas, para que tais dados, a partir daí, possam integrar uma base de informações que servirá como estatística para os órgãos regulamentadores de trânsito, a fim de que eles possam propor incentivos fiscais ou até mesmo sanções. Este trabalho trata da Gestão do Projeto URCA que integrou as funcionalidades que foram desenvolvidas desde o início do Projeto e complementar a solução de requisitos do ambiente de implantação, por meio de: a) um protótipo em hardware para testes de campo composto por um mini computador, uma câmera com duas câmeras (RGB e IR), um sistema de comunicação e um sistema de ventilação e encapsulamento mecânico contra pó e umidade e b) integração do software de carona (URCARONA) com o software de análise de dados (Analytics), para que seja permitida a efetiva aplicação do Projeto URCA nas principais ruas das cidades, de acordo com o interesse dos órgãos reguladores. A montagem do protótipo e os testes de campo foram realizados com sucesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - AURELIANNY ALMEIDA DA CUNHA - PECS CCT UEMA 2022.pdfPDF A9.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.