Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2556
Título: A importância da implantação de uma política de comunicação para a Polícia Militar do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The importance of implementing a communication policy for the Military Police of Maranhão
Autor(es): Sardinha, Ana Caroline Silva
Orientador: Barros, Elenilson Kléber Viegas
Membro da Banca: Pontes, Nildson Lenine Rabelo
Membro da Banca: Carvalho, José Antônio Ribeiro de
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a importância de implantação de uma política de comunicação institucional na Polícia Militar do Maranhão na construção de uma imagem positiva junto aos seus públicos de interesse. As políticas de comunicação tratam dos princípios e normas pensados pelo alto escalão dos gestores de uma organização, elas têm por fim nortear procedimentos e ações da organização e refletem valores, objetivos e crenças da corporação. O estudo teve como campo a 5ª Seção do Estado Maior Geral da PMMA, caracterizando-se por ser uma pesquisa exploratória de caráter prático, que contou com pesquisa bibliográfica e documental, assim como de questionários e observação de campo como instrumentos de coleta de informação. Para alcançar seu objetivo foi necessário refletir sobre os conceitos de comunicação organizacional, comunicação pública, públicos, o contexto da comunicação nas organizações militares e nas policiais militares no Brasil, até a apresentação da realidade da polícia militar no estado do Maranhão
Resumo: This research aims to analyse the importance of implementing an institutional communication policy in the Military Police of Maranhão as a strategy to building a positive image with its stakeholders. The communication policies are related with the principles and norms thought by the high level of the managers of an organization, they aim to guide the organization's procedures and actions and reflect the values, objectives, and beliefs of the corporation. The study was conducted in the 5th Section of the General Staff of the PMMA, characterized by being an exploratory research of a practical nature, which included bibliographic and documentary research, as well as questionnaires and field observation as instruments for collecting information. To achieve its objective, it was necessary to reflect on the concepts of organizational communication, public communication, publics, the context of communication in military organizations and military police in Brazil, until the presentation of the reality of the military police in the state of Maranhão
Palavras-chave: Polícia Militar do Maranhão
Política de comunicação
Comunicação
5ª Seção do Estado Maior Geral da PMMA
Military police
Communication policy
Communication
5th Section of the PMMA General Staff
Comunicação pública
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANA SARDINHA - CFO PM CCSA UEMA 2020.pdfPDF - A1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.