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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2513
Título: | Programa de Iniciação Científica no ensino médio e a sua relação com a educação superior |
Autor(es): | Santos, Tatyanne Laíssa Sousa dos |
Orientador: | Duarte, Ana Lúcia Cunha |
Membro da Banca: | Paixão, Maria do Socorro Estrela |
Membro da Banca: | Pedrosa, Eliane Maria Pinto |
Data do documento: | 2023-06-07 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Essa dissertação tem como objetivo analisar a relação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) com o Ensino Superior. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu, onde discorreu-se sobre os dados dos orientadores e egressos do referido programa entre os anos de 2017 e 2021. Para a coleta de dados, foi realizada a aplicação de questionários com o mesmo público do referido recorte temporal. Como técnica de análise e interpretação dos dados faz uso da análise de conteúdo, mediante orientações de Bardin (1977) na estruturação das etapas de análise. Para sustentação teórica da pesquisa utilizamos autores como: Arantes e Peres (2015), Massi e Queiroz (2015), Bazin (1983), Massi e Queiroz (2015), Moraes e Fava (2000) e Oliveira et al. (2015), Sousa; Filipeck et al. (2017), dentre outros. Ao buscar cumprir o objetivo geral e os objetivos específicos, a pesquisa chegou a conclusões como a de que o PIBICEM contribui para que seus egressos desejem cursar um curso de graduação, proporcionando uma aproximação da Educação Básica com a Educação Superior. Conclui também que o programa ajuda a desenvolver habilidades em alunos participantes, como desenvolvimento do pensamento crítico e melhora na oratória e escrita. Apesar de sua importância, o PIBIC-EM ainda é pouco explorado em pesquisas de programas de pós gradução. |
Resumo: | This dissertation has the general objective of analyzing the relationship between the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships for Secondary Education (PIBIC- EM) with Higher Education. For that, a case study was carried out at the Federal Institute of Maranhão, campus Buriticupu, where the data of the advisors and graduates of the mentioned program between 2017 and 2021. In addition, interviews were conducted by through semi-structured lobes with the same audience. As an analysis technique and data interpretation makes use of content analysis, following Bardin guidelines (1977) in structuring the stages of analysis. For theoretical research support we used authors such as: Arantes and Peres (2015), Massi and Queiroz (2015), Bazin (1983), Massi and Queiroz (2015), Moraes and Fava (2000) and Oliveira et al. (2015), Sousa; Filipeck et al. (2017), among others. When seeking to fulfill the general objective and the specific objectives, the research arrived as the one that PIBIC-EM contributes so that its graduates want to attend a continuous course, bringing Basic Education closer with Higher Education. It also concluded that the program helps to develop skills in its participating students, such as developing critical thinking and better speaking and writing. Despite its importance, the PIBIC-EM is still little explored in graduate program research. |
Palavras-chave: | Ensino superior Gestão educacional PIBIC-EM Pesquisa University education Educational management PIBIC-EM Research |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
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