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dc.creatorSantos, Tatyanne Laíssa Sousa dos-
dc.date.accessioned2024-04-17T14:05:21Z-
dc.date.available2024-04-17-
dc.date.available2024-04-17T14:05:21Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationSantos, Tatyanne Laíssa Sousa dos. Programa de Iniciação Científica no ensino médio e a sua relação com a educação superior. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2513-
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of analyzing the relationship between the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships for Secondary Education (PIBIC- EM) with Higher Education. For that, a case study was carried out at the Federal Institute of Maranhão, campus Buriticupu, where the data of the advisors and graduates of the mentioned program between 2017 and 2021. In addition, interviews were conducted by through semi-structured lobes with the same audience. As an analysis technique and data interpretation makes use of content analysis, following Bardin guidelines (1977) in structuring the stages of analysis. For theoretical research support we used authors such as: Arantes and Peres (2015), Massi and Queiroz (2015), Bazin (1983), Massi and Queiroz (2015), Moraes and Fava (2000) and Oliveira et al. (2015), Sousa; Filipeck et al. (2017), among others. When seeking to fulfill the general objective and the specific objectives, the research arrived as the one that PIBIC-EM contributes so that its graduates want to attend a continuous course, bringing Basic Education closer with Higher Education. It also concluded that the program helps to develop skills in its participating students, such as developing critical thinking and better speaking and writing. Despite its importance, the PIBIC-EM is still little explored in graduate program research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPIBIC-EMpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectPIBIC-EMpt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.titlePrograma de Iniciação Científica no ensino médio e a sua relação com a educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349631103027565pt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783722596524788pt_BR
dc.contributor.referee1Paixão, Maria do Socorro Estrela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297954822381544pt_BR
dc.contributor.referee2Pedrosa, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo analisar a relação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) com o Ensino Superior. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Maranhão, campus Buriticupu, onde discorreu-se sobre os dados dos orientadores e egressos do referido programa entre os anos de 2017 e 2021. Para a coleta de dados, foi realizada a aplicação de questionários com o mesmo público do referido recorte temporal. Como técnica de análise e interpretação dos dados faz uso da análise de conteúdo, mediante orientações de Bardin (1977) na estruturação das etapas de análise. Para sustentação teórica da pesquisa utilizamos autores como: Arantes e Peres (2015), Massi e Queiroz (2015), Bazin (1983), Massi e Queiroz (2015), Moraes e Fava (2000) e Oliveira et al. (2015), Sousa; Filipeck et al. (2017), dentre outros. Ao buscar cumprir o objetivo geral e os objetivos específicos, a pesquisa chegou a conclusões como a de que o PIBICEM contribui para que seus egressos desejem cursar um curso de graduação, proporcionando uma aproximação da Educação Básica com a Educação Superior. Conclui também que o programa ajuda a desenvolver habilidades em alunos participantes, como desenvolvimento do pensamento crítico e melhora na oratória e escrita. Apesar de sua importância, o PIBIC-EM ainda é pouco explorado em pesquisas de programas de pós gradução.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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