Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/251
Título: Plantio direto na palha de leguminosas como estratégia para melhorar a eficiência de uso de nutrientes em milho QPM
Autor(es): Souza, Elialdo Alves de
Data do documento: 2013-02-05
Editor: UEMA
Resumo: A baixa eficiência do uso de nutrientes e a desnutrição da população rural são dois grandes desafios para o desenvolvimento socioeconômico do trópico úmido. Os objetivos desse estudo foram: 1) estudar o efeito do plantio direto na palha de leguminosas sobre a eficiência do uso de N e K; 2) avaliar a adequabilidade de uma variedade QPM nesse sistema. A variedade de milho BR 473 foi cultivada em um sistema de aleias e os tratamentos consistiram de diferentes combinações de biomassas de leguminosas com e sem adubação mineral, mais duas testemunhas em solo descoberto: 1) S+L+NK - sombreiro + leucena + 40-40 kg.ha-1 de N-K; 2) A+L+NK - acácia + leucena + 40-40 kg ha-1 de N-K; 3) S+G+NK - sombreiro + gliricidia + 40-40 kg ha-1 de NK; 4) A+G+NK - acácia + gliricídia + 40-40 kg ha-1 de N-K; 5) S+L - sombreiro + leu4cena; 6) A+L - acácia + leucena; 7) S+G - sombreiro + gliricidia; 8) A+G - acácia + gliricídia; 9) NK - 40-40 kg ha-1 de N-K, em solo descoberto; 10) Testemunha - cultivo em solo descoberto e sem adubação mineral. Os resultados mostraram que plantio direto na palha melhora a eficiência de uso de N e K e disponibiliza nutrientes para a cultura ao longo do ciclo de cultivo, porém, a adubação mineral complementar é fundamental para que o cultivar alcance maior produtividade. O tratamento S+L+NK foi superior aos demais ao se considerar todos os parâmetros analisados e a variedade QPM mostrou-se adequada para o cultivo em sistemas de aleias no trópico úmido maranhense.
Palavras-chave: Aleias
Nitrogênio
Potássio
Manejo do solo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertao-elialdo.pdf707.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.