Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruna Mikaele Garcia da-
dc.date.accessioned2024-03-26T19:56:31Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-03-26T19:56:31Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Mikaele Garcia da. Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): experiências vivenciadas na disciplina de Língua Portuguesa no Centro de Ensino Leuda da Silva Cabral. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas) - Universidade Estadual do Maranhão, Campus Santa Inês,2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2469pt_BR
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/2469-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate Portuguese Language Teaching In the EJAI teaching modality (Teaching Young People, Adults and Elderly) at the Professora Leuda da Silva Cabral teaching Center, in Santa Inês/MA. To do this, I provide a theoretical basis in the ideas of authors such as Paulo Freire, Miguel Arroyo, Andrade, Barcelos, and legal norms of Brazilian Education, in order to understand the reality of the modality today, its achievements and challenges. Then, an investigative research was carried out, with field observation, questionnaire application to teachers of the first, second and third stages and contribution from 3rd year students. It was found that the scientific modality faces challenges of different natures, both for students and teachers. Therefore, the importance of using not only collective techniques, but also individuals, was clear so that the development of teaching-learning can be positive, making the education of Young People, Adults and Elderly people notable for its importance, in order to transform citizens to become protagonist of the own stories, through education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)pt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectTeaching Young People, Adults and Elderly (EJAI)-
dc.titleEducação de jovens, adultos e idosos (EJAI): experiências vivenciadas na disciplina de Língua Portuguesa no Centro de Ensino Leuda da Silva Cabralpt_BR
dc.title.alternativeEducation of young people, adults and elderly people (EJAI): experiences in the Portuguese Language discipline at the Leuda da Silva Cabral Teaching Centerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084620379536316pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Antonio Cilírio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5400394955061805pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Girlane Cardoso da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288107011540621pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar o Ensino Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na disciplina de Língua Portuguesa, no Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral, em Santa Inês/MA. Para isso, procedeu-se o embasamento teórico nas ideias de autores como Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2017), Andrade (2004), Barcelos (2006), e normas legais da Educação Brasileira, a fim de conhecer a realidade da modalidade nos dias atuais, suas conquistas e desafios. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de cunho investigativo, com observação de campo, aplicação de questionário aos docentes da primeira, segunda e terceira etapa e contribuição de alunos do 3º ano. Verificou-se que a modalidade estudada enfrenta desafios de naturezas diversas, tanto para os alunos, quanto para os professores. Assim sendo, foi notório a importância de utilizar técnicas não só coletivas, como também individuais para que o desenvolvimento do ensino e aprendizagem possa ser positivo, fazendo com que a educação de Jovens, Adultos e Idosos seja notável por sua tamanha importância, afim de transformar cidadãos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, através da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BRUNA MIKAELLE GARCIA DA SILVA_1 - PDF A.pdfPDF A743.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.