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Título: O corpo masculino nos livros didáticos de Ciências: uma análise dos seus discursos e da retirada da categoria “gênero” da Base Nacional Comum Curricular
Título(s) alternativo(s): The male body in Science textbooks: an analysis of its speeches and the removal of the “gender” category from the Common National Base Curricular
Autor(es): Duarte, Marcos Felipe Silva
Orientador: Silva, Jackson Ronie Sá da
Membro da Banca: Lima, Nilvanete Gomes de
Membro da Banca: Martins, Ana Patrícia Sá
Data do documento: 2023-02-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O corpo humano, através de esforços de diversos setores e instituições sociais, é historicamente nomeado, descrito, analisado, privilegiado ou marginalizado. Quando focalizamos o corpo masculino, são perceptíveis discursos que têm por base as máximas da ciência médica e biológica, bem como a pedagogia do convívio em sociedade. O corpo masculino reflete o período e espaço no qual se insere, a existência e as práticas desse corpo constroem discursos e vice versa. A escola e os livros didáticos são espaços que discursam o corpo masculino e que, portanto, podem contribuir para a percepção dos sujeitos quanto ao seu corpo e à construção da masculinidade a partir de discursos que pautam as relações de poder envoltas nas questões de gênero. Dentre os documentos que regem a educação nacional destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que em 2017 por pressões conservadoras teve as menções a “gênero” retiradas de seu texto original. A partir de uma pesquisa qualitativa documental analiso aqui cinco coleções de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) cedidas por escolas da rede pública municipal e estadual do bairro da Cidade Operária, São Luís – MA. Nessas coleções busco os discursos sobre o corpo masculino e objetivo problematiza-los com base nos Estudos Culturais em Educação, tomando a noção foucaultiana, na qual os objetos são produzidos também pelos discursos. A partir dos processos de leitura flutuante e em profundidade construí categorias e subcategorias para a discussão dos resultados. O observado na análise é que os livros didáticos ainda se baseiam em uma noção binária que correlaciona sexo e gênero, onde a perspectiva biológica do corpo foca na capacidade reprodutora do homem e que quase nunca discursam corpos intersexo ou transgênero, mas alguns livros também trazem discursos contestatórios sobre os padrões corporais, o papel social do homem e os privilégios do patriarcado. Essa pesquisa gerou como Produto Técnico Tecnológico um livro em formato de e-book, com propostas pedagógicas para se trabalhar o corpo masculino na escola.
Resumo: The human body, through the efforts of various sectors and social institutions, is historically named, described, analyzed, privileged or marginalized. When we focus on the male body, we notice discourses based on the maxims of medical and biological science, as well as on the pedagogy of living in society. The male body reflects the period and space in which it is inserted, the existence and the practices of this body construct discourses, and vice versa. The school and the textbooks are spaces that discuss the male body and, therefore, can contribute to the perception of the subjects regarding their body and the construction of masculinity from discourses that guide the power relations involved in gender issues. Among the documents that govern national education, the Common National Curriculum Base (BNCC) stands out, which in 2017, due to conservative pressures, had the mentions of "gender" removed from its original text. From a qualitative documentary research, I analyze here five collections of science textbooks for the Elementary School Final Years (6th to 9th grade) provided by municipal and state public schools in the district of Cidade Operária, São Luís - MA. In these collections I search for the discourses about the male body and aim to problematize them based on Cultural Studies in Education, taking the Foucauldian notion of discourse where objects are also produced by discourses. From the processes of floating reading and in-depth reading I built categories and subcategories for the discussion of the results. What was observed in the analysis is that the textbooks are still based on a binary notion that correlates sex and gender, where the biological perspective of the body focuses on the reproductive capacity of men, and that they almost never discuss intersex or transgender bodies, but that the books bring some discourses that guide the contestation of body standards, the social role of men, and patriarchal privileges. This research generated as a Technical and Technological Product a book in e-book format with pedagogical proposals for working the male body in school.
Palavras-chave: Corpo masculino
BNCC
Livros didáticos
Ciências
Pesquisa documental
Male body
BNCC
Textbooks
Sciences
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