Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/244
Título: Desenvolvimento vegetativo, expansão da colheita e qualidade de frutos de abacaxi "Turiaçu" em função da época de plantio e mulching
Autor(es): Aguiar Júnior, Rozalino Antônio
Data do documento: 2014
Editor: UEMA
Resumo: O abacaxi ‘Turiaçu’ é um nobre recurso vegetal nativo do Maranhão, com grande aceitação no mercado nacional. Atualmente, a colheita de abacaxi ‘Turiaçu’ concentra-se nos meses de agosto a outubro, fato relacionado à época de plantio que é concentrada nos meses de fevereiro e março, início do período chuvoso da região, que acarreta na elevada incidência de ervas espontâneas, ocasionando um grande aporte de mão-de-obra e custos ao produtor. A variação da época de plantio pode levar ao escalonamento de colheita e maior tempo de oferta de frutos ao mercado, tendo em vista a necessidade da avaliação do efeito do escalonamento na qualidade final do produto, bem como no desenvolvimento da planta. O objetivo deste trabalho foi verificar o desenvolvimento de plantas nas fases vegetativa e propagativa, a expansão da safra, a qualidade de frutos de abacaxi ‘Turiaçu’ e a supressão de ervas espontâneas em função de seis épocas de plantio, associada à presença e ausência de cobertura morta, o experimento foi conduzido em delineamento em blocos ao acaso, arranjados em esquema de parcela subdividida com quatro repetições. A variação do período de plantio foi fator determinante nas épocas de plantio para o desenvolvimento vegetativo da cultura. Prolongou-se a colheita de frutos para três meses além do período tradicional (três), com manutenção da qualidade físico-química do produto com média de sólidos solúveis acima 16 °Brix, acidez média em ácido cítrico abaixo de 0,5%, ratio acima de 36 e teor de vitamina C acima de 15%. O principal benefício do uso de muching foi à supressão de ervas espontâneas.
Palavras-chave: Escalonamento de colheita
Supressão de ervas espontâneas
Variabilidade temporal.
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROZALINO ANTONIO AGUIAR JÚNIOR.pdf2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.