Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2408
Título: A Importância do profissional de AEE para o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA
Título(s) alternativo(s): The importance of the AEE professional for the development of students with Autism Spectrum Disorder - ASD
Autor(es): Alves, Suzele da Paz
Orientador: Machado, Danielle Santos
Data do documento: 2019-05-04
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sistema de ensino comum é um desafio imensurável aos educadores. Nesse sentido o presente estudo visa refletir acerca do histórico do TEA,caracterizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um apoio, destacando o quanto a atuação do professor do AEE é importante para o desenvolvimento da autonomia do aluno com TEA no processo ensino aprendizagem. Para realização deste trabalho utilizou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica através de livros, artigos científicos disponíveis em bases de dados on-line, publicações do MEC e portais do governo,sendo possível selecionar vários materiais, que possibilitaram a abordagem de relevantes discussões a respeito da conceituação do TEA e também sobre o trabalho do docente do AEE, o que permitiu constatar que há diversas formas do profissional especializado auxiliar no desenvolvimento dos alunos com TEA. Diante disso conclui-se que embora o professor do AEE não seja o único responsável pela inclusão da criança com TEA, sem o seu trabalho torna-se improvável incluí-la no ambiente escolar
Resumo: The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular education is an immeasurable challenge to teachers. Based on this situation, this work aims to reflect about ASD history, characterizing the Specialized Educational Assistance (SEA) as a support, highlighting the importance of SEA teacher’s performance to the development of autonomy of students with ASD in learning teaching process. In order to carry out this work, a bibliographic research was made through books,scientific articles available at online data, MEC publications and government sites, making possible to select materials that allowed the approach of relevant discussions about the conception of ASD and also about SEA teacher’s work, which allowed that there is several forms of a specialized professional to help in the development of students with ASD. It was concluded that although SEA teacher is not solely responsible for this inclusion, of the child with ASD, the lack of their work become unlikely the inclusion of the child at school environment.
Palavras-chave: Ensino comum
Inclusão
Professor do AEE
TEA
Common teaching
Inclusion
AEE Teacher
Transtorno do Espectro Autista
Aparece nas coleções:Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva - UEMANET - Artigo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ESP_SUZELE DA PAZ_PDF_A.pdf383.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.