Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2402
Título: | Literatura e cinema: a imagem da mulher, segundo Victor Hugo e Tom Hooper, em Os miseráveis |
Título(s) alternativo(s): | Literature and cinema: the image of women, according to Victor Hugo and Tom Hooper in Les Miserables |
Autor(es): | Costa, Anne Carine Lemos Cardoso |
Orientador: | Santana, Gilberto Freire de |
Membro da Banca: | Figueiredo, César Alessandro Sagrillo |
Membro da Banca: | Silva, Kátia Carvalho da |
Data do documento: | 2023-04-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Os miseráveis (1862) é um romance social escrito por Victor Hugo que abordou as mazelas sociais da França do século XIX. Em 2012, esta obra literária ganhou uma adaptação cinematográfica musical em língua inglesa, dirigida por Tom Hooper, nos moldes contemporâneos. Nesta pesquisa é abordado o feminino na obra Os miseráveis de Victor Hugo e em sua adaptação de 2012, pelo fato de as mulheres serem elementos catalisadores das ações em ambas as narrativas e se mostrarem tão atuantes quanto as personagens masculinas comumente analisadas em diversos estudos de áreas distintas. Assim, o objetivo principal desse estudo é investigar a construção do feminino nas personagens de destaque da obra fílmica, principalmente em relação à imagem e papel da mulher. Considerando as atribuições determinadas pelo patriarcado vigente naquela época e até na atualidade, busca-se analisar como essas mulheres são representadas, com o suporte da teoria feminista, teoria literária e teoria da adaptação. Logo, esta pesquisa se encontra balizada nos estudos de Hutcheon (2013), Stam (2006) e Cunha (2018), na área do cinema; Llosa (2012), Barthes (2004) e Eagleton (2017), no âmbito literário; Beauvoir (2009), Lerner (2019), e Davis (2016), no campo do feminismo, entre outros estudiosos. Desta forma, pretende-se com esse estudo contribuir para futuras pesquisas a fim de ressaltar a importância de sempre estar atento aos diferentes papéis que a mulher pode atuar na sociedade e desmistificar estereótipos equivocadamente concebidos ao longo da história |
Resumo: | Les Misérables (1862) is a social novel written by Victor Hugo that addressed the social ills of France in the 19th century. In 2012, this literary work won a musical film adaptation in English, directed by Tom Hooper, in contemporary molds. This research addresses the feminine in Victor Hugo's Les Misérables and in its 2012 adaptation, due to the fact that women are catalytic elements of actions in both narratives and are just as active as the male characters commonly analyzed in several studies of different areas. Thus, the main objective of this study is to investigate the construction of the feminine in the prominent characters of the film, mainly in relation to the image and role of women. Considering the attributions determined by the patriarchy in force at that time and even today, we seek to analyze how these women are represented, with the support of theories of feminism, literature and adaptation. Therefore, this research is based on studies by Hutcheon (2013), Stam (2006) and Cunha (2018), in the field of cinema; Llosa (2012), Barthes (2004) and Eagleton (2017), in the literary field; Beauvoir (2009), Lerner (2019), and Davis (2016), in the field of feminism, among other scholars. In this way, this study intends to contribute to future research in order to emphasize the importance of always being aware of the different roles that women can play in society and demystify mistakenly conceived stereotypes throughout history |
Palavras-chave: | Os miseráveis Mulher Literatura Cinema The wretched Woman Literature Cinema |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação - Anne Carine L. C. Costa - _1 - PDF - A.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.