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dc.creatorCosta, Anne Carine Lemos Cardoso-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:25:22Z-
dc.date.available2027-02-09-
dc.date.available2024-02-09T14:25:22Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationCosta, Anne Carine Lemos Cardoso.Literatura e cinema: a imagem da mulher, segundo Victor Hugo e Tom Hooper, em Os miseráveis. São Luís, 2023. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luis,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2402-
dc.description.abstractLes Misérables (1862) is a social novel written by Victor Hugo that addressed the social ills of France in the 19th century. In 2012, this literary work won a musical film adaptation in English, directed by Tom Hooper, in contemporary molds. This research addresses the feminine in Victor Hugo's Les Misérables and in its 2012 adaptation, due to the fact that women are catalytic elements of actions in both narratives and are just as active as the male characters commonly analyzed in several studies of different areas. Thus, the main objective of this study is to investigate the construction of the feminine in the prominent characters of the film, mainly in relation to the image and role of women. Considering the attributions determined by the patriarchy in force at that time and even today, we seek to analyze how these women are represented, with the support of theories of feminism, literature and adaptation. Therefore, this research is based on studies by Hutcheon (2013), Stam (2006) and Cunha (2018), in the field of cinema; Llosa (2012), Barthes (2004) and Eagleton (2017), in the literary field; Beauvoir (2009), Lerner (2019), and Davis (2016), in the field of feminism, among other scholars. In this way, this study intends to contribute to future research in order to emphasize the importance of always being aware of the different roles that women can play in society and demystify mistakenly conceived stereotypes throughout historypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOs miseráveispt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectThe wretchedpt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleLiteratura e cinema: a imagem da mulher, segundo Victor Hugo e Tom Hooper, em Os miseráveispt_BR
dc.title.alternativeLiterature and cinema: the image of women, according to Victor Hugo and Tom Hooper in Les Miserablespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299031216596196pt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Gilberto Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150134001200551pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, César Alessandro Sagrillo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127722292747646pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Kátia Carvalho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4138135032094182pt_BR
dc.description.resumoOs miseráveis (1862) é um romance social escrito por Victor Hugo que abordou as mazelas sociais da França do século XIX. Em 2012, esta obra literária ganhou uma adaptação cinematográfica musical em língua inglesa, dirigida por Tom Hooper, nos moldes contemporâneos. Nesta pesquisa é abordado o feminino na obra Os miseráveis de Victor Hugo e em sua adaptação de 2012, pelo fato de as mulheres serem elementos catalisadores das ações em ambas as narrativas e se mostrarem tão atuantes quanto as personagens masculinas comumente analisadas em diversos estudos de áreas distintas. Assim, o objetivo principal desse estudo é investigar a construção do feminino nas personagens de destaque da obra fílmica, principalmente em relação à imagem e papel da mulher. Considerando as atribuições determinadas pelo patriarcado vigente naquela época e até na atualidade, busca-se analisar como essas mulheres são representadas, com o suporte da teoria feminista, teoria literária e teoria da adaptação. Logo, esta pesquisa se encontra balizada nos estudos de Hutcheon (2013), Stam (2006) e Cunha (2018), na área do cinema; Llosa (2012), Barthes (2004) e Eagleton (2017), no âmbito literário; Beauvoir (2009), Lerner (2019), e Davis (2016), no campo do feminismo, entre outros estudiosos. Desta forma, pretende-se com esse estudo contribuir para futuras pesquisas a fim de ressaltar a importância de sempre estar atento aos diferentes papéis que a mulher pode atuar na sociedade e desmistificar estereótipos equivocadamente concebidos ao longo da históriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

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