Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2384
Título: O professor de história no ensino híbrido : formação, saberes e experiências nos anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The history teacher in hybrid teaching: training, knowledge and experiences in the final years of Elementary School
Autor(es): Ribeiro, Karina Raylene dos Santos
Orientador: Abreu, Eloy Barbosa de
Membro da Banca: Santos, Sandra Regina Rodrigues
Membro da Banca: Soares, Thiago Nunes
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa investiga como se articulam a formação, saberes e experiências do professor de História no contexto do Ensino Híbrido, nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Luís – MA. A escolha desta proposta advém da experiência profissional em duas escolas da rede particular de ensino em São Luís- MA. A escolha temática do estudo justificou- se por sua atualidade e relevância para a formação docente continuada do professor de História, tendo em vista o processo de autorregulação de suas aprendizagens e saberes. Esta abordagem constrói práticas educativas, que, de acordo com Ramos (2014), possibilitam uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana à luz dos processos ontológicos e históricos de apropriação da natureza pelo homem. O estudo voltou- se para caracterizar a formação inicial e continuada de professor de História da escola universitária COLUN na cidade de São Luís- MA, tendo em vista a profundidade e direcionamento das concepções de tais docentes sobre sua formação, foi descrito as implicações da autorregulação da aprendizagem nas práticas educativas do professor participante da pesquisa em questão. Como produto educacional foi desenvolvido o curso “Ensino de história com as metodologias do Ensino Híbrido” disponibilizado como formação continuada para docentes de História sobre o Ensino Híbrido
Resumo: This research investigates how the formation, knowledge and experiences of the History teacher are articulated in the context of Blended Education, in the final grades of Elementary Education, in a public school in the city of São Luís - MA. The choice of this proposal comes from professional experience in two private schools in São Luís-MA. The thematic choice of the study was justified by its topicality and relevance for the continuing education of the History teacher, in view of the process of self-regulation of their learning and knowledge. This approach builds educational practices, which, according to Ramos (2014), enable a conception of professional education committed to human development in the light of ontological and historical processes of appropriation of nature by man. The study focused on characterizing the initial and continuing training of History teachers at the COLUN university school in the city of São Luís-MA, considering the depth and direction of the conceptions of such teachers about their training, the implications of self-regulation were described. of learning in the educational practices of the teacher participating in the research in question. As an educational product, the course “Teaching History with the methodologies of Hybrid Teaching” was developed, available as continuing education for History teachers on Hybrid Teaching
Palavras-chave: Ensino de História
Ensino Híbrido
Formação Continuada
Autorregulação da Aprendizagem
Teaching History
Hybrid Teaching
Continuing Training
Self-Regulation of Learning
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - KARINA RIBEIRO -1_1 - PDF A.pdf3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.