Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2377
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Marcos Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T19:25:23Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T19:25:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 93/94:37.014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2377 | - |
dc.description | Teixeira, Marcos Paulo. Transição política brasileira: a unidade didática como ferramenta problematizadora das rupturas e continuidades entre ditadura e democracia na educação básica.Dissertação (Mestrado em História) - Universidade estadual do Maranhão, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Mônica Piccolo Almeida Chaves. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe no aprofundamento do tema, problematizando os distintos projetos de disputa de poder sobre como a Transição Política pode ser abordada em sala de aula, mediante conteúdo programático acerca da Ditadura e Nova República. Discutir e abordar temáticas políticas em sala de aula, se torna necessária para debater não apenas o recorte histórico escolhido, mas para elaboração de uma reflexão sobre os momentos políticos atuais, e assim, conseguir construir um pensamento crítico dos alunos para a ação de execução das liberdades de seus direitos políticos. Refletir acerca do espaço escolar como um contexto propício e fértil para tais discussões, utilizando o Ensino de História como principal canal, além de ser possível é viável, eficaz. Afinal, elucidar o trajeto político do regime democrático atual permite através do ensino e da aprendizagem ao aluno conseguir elaborar ações práticas que dizem respeito a cidadania e direitos. Busco ainda desenvolver uma discussão para adentrar na análise dos livros de didáticos que abordem o assunto, a fim de produzir uma unidade didática para auxiliar o professor em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Transição Política | pt_BR |
dc.subject | Unidade Didática | pt_BR |
dc.subject | Teaching of History | pt_BR |
dc.subject | Dictatorship | pt_BR |
dc.subject | Political Transition | pt_BR |
dc.subject | Didatic Unity | pt_BR |
dc.title | Transição política brasileira: a unidade didática como ferramenta problematizadora das rupturas e continuidades entre ditadura e democracia na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian political transition: the didactic unit as a problematizing tool ruptures and continuities between dictatorship and democracy in basic education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação Marcos Paulo Teixeira PPGHIST UEMA_1 PDF-A.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto Marcos Paulo PPGHIST-UEMA_1PDFA.pdf | 967.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.