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dc.contributor.authorTeixeira, Marcos Paulo-
dc.date.accessioned2024-01-09T19:25:23Z-
dc.date.available2024-01-09T19:25:23Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94:37.014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2377-
dc.descriptionTeixeira, Marcos Paulo. Transição política brasileira: a unidade didática como ferramenta problematizadora das rupturas e continuidades entre ditadura e democracia na educação básica.Dissertação (Mestrado em História) - Universidade estadual do Maranhão, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Mônica Piccolo Almeida Chaves.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe no aprofundamento do tema, problematizando os distintos projetos de disputa de poder sobre como a Transição Política pode ser abordada em sala de aula, mediante conteúdo programático acerca da Ditadura e Nova República. Discutir e abordar temáticas políticas em sala de aula, se torna necessária para debater não apenas o recorte histórico escolhido, mas para elaboração de uma reflexão sobre os momentos políticos atuais, e assim, conseguir construir um pensamento crítico dos alunos para a ação de execução das liberdades de seus direitos políticos. Refletir acerca do espaço escolar como um contexto propício e fértil para tais discussões, utilizando o Ensino de História como principal canal, além de ser possível é viável, eficaz. Afinal, elucidar o trajeto político do regime democrático atual permite através do ensino e da aprendizagem ao aluno conseguir elaborar ações práticas que dizem respeito a cidadania e direitos. Busco ainda desenvolver uma discussão para adentrar na análise dos livros de didáticos que abordem o assunto, a fim de produzir uma unidade didática para auxiliar o professor em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectTransição Políticapt_BR
dc.subjectUnidade Didáticapt_BR
dc.subjectTeaching of Historypt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectPolitical Transitionpt_BR
dc.subjectDidatic Unitypt_BR
dc.titleTransição política brasileira: a unidade didática como ferramenta problematizadora das rupturas e continuidades entre ditadura e democracia na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeBrazilian political transition: the didactic unit as a problematizing tool ruptures and continuities between dictatorship and democracy in basic educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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