Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/234
Título: Diversidade de cochonilhas e parasitoides associados a fruteiras tropicais na ilha de São Luís, Maranhão, Brasil
Autor(es): Ramos, Albéryca Stephany de Jesus Costa
Data do documento: 2015
Editor: UEMA
Resumo: A produção de listas de insetos-praga que ocorrem em uma determinada região, bem como de seus inimigos naturais é essencial para o estabelecimento de programas de manejo. Tendo em vista o grande potencial do estado do Maranhão para a produção de frutíferas tropicais, e que as cochonilhas estão entre os insetos relacionados como pragas de importância econômica dessas plantas hospedeiras, o objetivo desse trabalho foi inventariar as espécies de cocóideos, e seus respectivos parasitoides, associadas a fruteiras cultivadas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar (MA). Para a obtenção dos insetos, foram realizadas coletas mensais entre junho/2014 e agosto/2015 em cinco propriedades produtoras. Em cada pomar de frutífera foram amostradas oito plantas infestadas, coletando-se cinco folhas/planta. Para a obtenção dos parasitóides, cochonilhas foram isoladas em placas de Petri e depois incubadas em câmara climática do tipo BOD, regulada para temperatura de 26 º C ± 1 ºC, umidade relativa de 60 ± 10 % e fotofase de 12 horas, até a emergência dos mesmos. Foram identificadas 25 espécies de cochonilhas. Com exceção de Chrysomphalus aonidum (Linnaeus) e Aonidiella aurantii (Maskell) (Diaspididae), a maioria é registrada pela primeira para o estado do Maranhão. Crypticerya zeteki (Morrison) é registrada pela primeira vez para o Brasil. Verificou-se 46 interações cochonilha/ frutífera. A análise da flutuação populacional dos cocóideos nas áreas de cultivo indicou menor frequência absoluta no período chuvoso e um pico populacional no período seco. Foram obtidas 16 espécies de parasitoides associadas a seis espécies de cochonilhas, sendo todas novos registros para o estado do Maranhão. Coccus hesperidum (Linnaeus) apresentou um maior número de espécies de parasitóides associados (cinco), enquanto que, Pulvinaria sp.1 (Coccidae) foi parasitada somente por Encyrtus aurantii (Geoffroy). Novas interações entre cocóideos e parasitoides foram observadas: Aphytis sp./ Nipaecoccus sp. e Pulvinaria sp.; Arrhenophagus chionaspidis (Aurivillius)/ C. hesperidum; Cheiloneurus sp. e Metaphycus sp./ A. aurantii (Maskell).
Palavras-chave: Região Neotropical
Biodiversidade
Hymenoptera
Coccoideos
Crypticerya zeteki
Controle biológico
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Alberyca-Stephany.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.