Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/232
Título: Composição e diversidade da macrofauna como indicadores da restauração do solo numa cronosequência de capoeiras e florestas na Amazônia Oriental
Autor(es): Silva, Paulo Rogério dos Santos
Data do documento: 2012
Editor: UEMA
Resumo: Na Amazônia Oriental, os ecossistemas naturais estão sendo destruídos em um ritmo acelerado e os remanescentes de florestas primárias continuam sendo desmatados. Há uma urgência em estudar esses fragmentos para resgatarem-se informações sobre sua biodiversidade e seus processos naturais. De fato, a integridade da biota do solo é imprescindível para manter-se a produtividade tanto dos ecossistemas naturais como dos agroecossistemas, e até hoje faltam informações básicas sobre o papel dos invertebrados do solo no fornecimento dos serviços ecológicos essenciais. Esta pesquisa visa caracterizar quatro dos principais determinantes da composição e diversidade da macrofauna do solo (uso atual do solo, microregiões, histórico de uso, frequência de fogo) no Centro de Endemismo Belém. A macrofauna foi amostrada em oito capoeiras baixas (4-7 anos), seis capoeiras medias (11-15 anos), sete capoeiras altas (20-40 anos), oito remanescentes de mata primária e três pastos. Sua composição e diversidade foram estudadas através de Análises de Componentes Principais e Entre-classes. A classificação da macrofauna por grandes grupos taxonómicos se mostrou pouco sensível ao efeito da cronosequência de capoeiras e florestas, no entanto expressam comunidades significativamente distintas entre as microregiões (R2 =26%) e particularmente sensíveis ao efeito do histórico de uso das parcelas (R2 =32%). A abundância e a riqueza de predadores diminuíram com a intensidade do uso passado do solo. Esses resultados são cruciais para o planejamento da recuperação das funções biológicas e do potencial produtivo do solo na Amazônia Oriental. Estes resultados são essenciais para planejar as função biológica do solo e a recuperação de produtividade na Amazônia Oriental.
Palavras-chave: Bioindicadores
Restauração
Uso do solo
Análises multivariáveis
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO ROGÉRIO DOS SANTOS SILVA.pdf819.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.