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Título: Mulheres-Professoras: um estudo sobre vivências docentes na comunidade quilombola do Damásio
Título(s) alternativo(s): Women-Teachers: a study on teaching experiences in the quilombola community of Damásio
Autor(es): Nalini Mendes, Gomes
Data do documento: 2020-07-03
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho intitulado MULHERES-PROFESSORAS: um estudo sobre vivências docentes na comunidade quilombola do Damásio tem por objetivos analisar as vivências de mulheres docentes na comunidade quilombola do Damásio, no município de Guimarães; conhecer as memórias de mulheres professoras da comunidade; relatar sobre a contextualização histórico-social do quilombo do Damásio; compreender quais fatores influenciaram a escolha profissional de mulheres professoras em relação ao magistério; identificar a autopercepção destas mulheres professoras em relação às suas identidades enquanto mulheres, professoras e quilombolas e analisar como a formação educacional das mulheres professoras influenciaram a sua representatividade social na comunidade. Para a concretização desta pesquisa foram realizadas revisões bibliográficas acerca do objeto de estudo e visitas ao quilombo da comunidade do Damásio, situada no município de Guimarães, estado do Maranhão. Este estudo é realizado a partir dos pressupostos da Nova História que sustenta a escrita da história das mulheres, sendo assim, tem como enfoque metodológico a história oral, pois conta com métodos e técnicas importantes para o conhecimento das memórias das mulheres professoras quilombolas. Discorre-se, à luz das contribuições de autores, acerca das relações de gênero, identidade social das mulheres professoras quilombolas no cenário brasileiro, em especial no município de Guimarães, que, por meio das narrativas, ressignificam valores perdidos pelas ações corriqueiras construídas nas práticas educacionais e sociais as quais dificultam a reflexão e o desenvolvimento do processo das identidades. Portanto, retratar as memórias de mulheres professoras quilombolas contribui para o papel de afirmação da identidade social em sua comunidade. Tecer uma pesquisa que tenha como sujeito a mulher professora, dentro de uma comunidade quilombola do Maranhão, tornou-se uma relevância para os estudos étnicos raciais e, ainda, o combate contra o racismo que persiste na sociedade brasileira, fato que coloca as comunidades quilombolas em situação de bastante opressão, mas também de muita resistência. Trazendo como considerações o empoderamento da mulher frente as vivências em trabalhos significativos no seio social resultando, desta pesquisa, a proposta de um catálogo fotográfico para dar suporte às atividades docentes
Palavras-chave: Ensino de História
Mulheres
Quilombo
History Teaching. 2 women. 3. Quilombo
History Teaching
Women
Quilombo
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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