Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/225
Título: Fitossociologia e interferência da comunidade espontânea sobre a produtividade da cultura do quiabo em sistema orgânico
Autor(es): Santos, Raimundo Nonato Viana
Data do documento: 2015
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho foi conduzido com o objetivo de estudar a composição florística da comunidade espontânea e os períodos de interferência destas sobre a cultura do quiabo cv Valença em sistema orgânico em São Luís – MA.O delineamento foi em blocos ao acaso com os tratamentos constituídos por períodos crescentes de convivência ou de controle das plantas espontâneas, a partir dos sete dias após a emergência (DAE) até a colheita (74DAE), totalizando vinte tratamentos com quatro repetições cada. A comunidade espontânea foi avaliada por meio do número de indivíduos e da massa secaacumulada de cada população nos tratamentos. Esses dados foram usados para determinação da Frequência Relativa (Freq. R), Densidade Relativa (De.R), Dominância Relativa (Do.R) e o índice de Valor de Importância (IVI). Na comunidade espontânea, predominou o grupo botânico das eudicotiledôneas e as famílias com maior riqueza de espécies foram Poaceae, Cyperaceae e Amaranthaceae com maior destaque nos períodos de convivência. As plantas espontâneas de maior índice de valor de importância foramColla,CommelinabenghalensisL., Cynodondactylon (L.) Pers., Eleusine indica L. e Phyllanthusniruri L. A comunidade espontânea provocou perdas de rendimento em torno de 51% e admitindo-se 5% de tolerância na redução da produtividade do quiabo, o período anterior à interferência (PAI) foi de 12 DAE, o período total de prevenção à interferência (PTPI) foi de 36 DAE e o período crítico de prevenção à interferência (PCPI) foi de 12 a 36 DAE. A comunidade espontânea interfere na produtividade do quiabo com maior intensidade entre 12 e 36 DAE.
Palavras-chave: Abelmoschus esculentus
Moench
Competição
Plantas espontâneas
Levantamento fitossociológico
Produção agrícola
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO NONATO VIANA SANTOS.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.