Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/214
Título: Preferência de oviposição e ciclo de vida da mosca negra dos citros, Aleurocanthus woglumi ASHBY, 1915 (Hemiptera: Aleyrodidae) em diferentes plantas hospedeiras
Autor(es): Lopes, Gislane da Silva
Data do documento: 2010
Editor: UEMA
Resumo: A mosca negra dos citros, Aleurocanthus woglumi Ashby, é uma praga originária da ásia, mas está distribuída amplamente em grande parte do mundo, sendo considerada praga quarentenária A2 no Brasil e ocasionando prejuízo em diversas frutíferas, principalmente citros (laranja, limão e tangerina). Por ser uma praga introduzida existem poucas pesquisas relacionadas aos aspectos bioecológicos de A. woglumi nas condições ambientais do estado do Maranhão, desta forma o trabalho objetivou avaliar a preferência de oviposição, a duração do ciclo de vida e descrever alguns aspectos morfológicos de A. woglumi em diferentes hospedeiros. A pesquisa foi conduzida em casa de vegetação durante o período de março de 2009 a março de 2010, sendo realizados testes de preferência com e sem chance de escolha em seis hospedeiros, simultaneamente, em períodos de 48 e 72 horas, além da biologia comparada em mangueira e laranjeira. Foram observados nos testes que A. woglumi apresenta preferência por ovipositar nas espécies cítricas (limoeiro, laranjeira e tangerineira), mantendo um padrão de não-preferência em cajueiro e goiabeira. Não houve diferença estatística na duração e viabilidade do ciclo biológico de A. woglumi nos hospedeiros laranjeira e mangueira.
Palavras-chave: Bioecologia
Aleyrodidae
Antixenose
Hospedeiro alternativo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISLANE DA SILVA LOPES.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.