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dc.contributor.authorFerreira, Ana Paula Almeida-
dc.date.accessioned2023-06-16T17:36:19Z-
dc.date.available2023-06-16T17:36:19Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.otherCDU: D 376-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2050-
dc.description151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silvapt_BR
dc.description.abstractEste estudo se propõe a discutir sobre as práticas docentes no contexto da inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Infantil e tem como objetivo analisar as práticas dos docentes da Educação Infantil em relação ao processo de inclusão de crianças PAEE. Optamos pela pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada com questões organizadas em três blocos: dados de identificação, saberes sobre inclusão e práticas pedagógicas inclusivas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com experiência na inclusão de crianças PAEE na Educação Infantil de uma escola da Rede Pública Municipal de São Luís do Maranhão. Devido aos protocolos sanitários de distanciamento social por conta da pandemia da COVID-19, as entrevistas com as professoras ocorreram pelo Google Meet. Utilizamos o método de Análise de Conteúdo para a análise das entrevistas semiestruturadas, efetuadas com as professoras participantes do estudo. Para a fundamentação teórica optamos pelos estudos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, bem como outros teóricos que estudam acerca da inclusão escolar na perspectiva democrática, humana, emancipadora e plural. Constatamos com o estudo que, apesar dos empecilhos em sala de aula, as professoras participantes têm concepções positivas sobre a inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas no intuito de contemplar todas as crianças. Verificamos que, mesmo demonstrando a necessidade de mais conhecimentos na área, as docentes criam possibilidades com intervenções individuais e coletivas por meio de atividades adaptadas e flexíveis, brincadeiras e interações com o propósito de incluir a todos, garantindo os mesmos direitos de aprendizagem e desenvolvimento integral. Também evidenciamos que as professoras revelam medo e insegurança em relação ao processo de inclusão do PAEE, sentimentos estes justificados pelo trabalho solitário, desempenhado na sala regular, bem como a falta de apoio de profissionais da Educação Especial, além da deficiência dos recursos disponíveis para auxiliá-las em seus trabalhos. Assim, identificamos, mediante a análise dos dados da pesquisa, uma carência de formação continuada na área, de apoio da equipe escolar, de recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória. Como produto educacional desenvolvemos uma proposta pedagógica visando contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas na Educação Infantil, tendo como ponto de partida a literatura infantilpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.titlePráticas docentes no contexto da inclusão de crianças público-alvo da educação especial na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practices in the context of the inclusion of children, the target audience of special education in early childhood education-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

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