Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2040
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jarlisse Nina Beserra da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T20:03:07Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T20:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 376-011.3-051 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2040 | - |
dc.description | 170 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa Formação de Professores, traz como objetivo geral analisar as rotinas pedagógicas dos professores da UEB Carlos Salomão Chaib, diante do atendimento às crianças público-alvo da educação especial (PAEE), para a elaboração de uma proposta pedagógica inclusiva. Tem como objetivos específicos: Identificar as percepções dos professores sobre educação inclusiva; Problematizar a inclusão na rotina pedagógica dos professores, a fim de estabelecer um espaço de formação continuada; e Elaborar uma proposta pedagógica, de maneira colaborativa, com orientações didático-metodológicas para melhorias na rotina pedagógica docente, frente à inclusão de alunos PAEE na escola objeto de investigação. As discussões realizadas neste trabalho perpassam três categorias centrais de análise: Educação Inclusiva, Rotinas Pedagógicas e Formação Continuada de Professores. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, pautada nos Estudos Culturais. O ambiente deste estudo é a Creche e Pré-Escola de Tempo Integral UEB Carlos Salomão Chaib, uma instituição vinculada à Rede Pública Municipal da cidade de São Luís, no Estado do Maranhão. O universo da pesquisa é composto por 5 professoras da Educação Infantil, que atuam na instituição pesquisada. Para a coleta das informações dessa pesquisa, foram utilizadas entrevistas em grupo focal, no formato de rodas de conversas, bem como registros no diário de campo e documentos oficiais. Para a organização e análise dos dados, utilizamos o método de análise do conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que as percepções das professoras sobre Educação Inclusiva revelam similaridades com a ideia de integração, que necessita ser superada. Também foi possível verificar que há desconhecimento sobre aportes teóricos e metodológicos para a Educação Inclusiva e sobre a legislação vigente que a ampara. Examinamos também que os desafios encontrados pelas professoras no cotidiano escolar são agravados pela ausência de suporte necessário e que, dentre os aspectos que envolvem a rotina das professoras, há a necessidade de refletirem sobre como o excesso de demandas da dinâmica escolar reverbera em suas práticas no atendimento das crianças PAEE, em meio às suas especificidades. Observamos, ainda, a valorização dos momentos de formação continuada como oportunidades para buscar novas estratégias de atuação. Assim, os resultados desse estudo foram determinantes para a elaboração de uma proposta de formação continuada de professores para Educação Inclusiva em creches e pré-escolas de tempo integral, que se apresenta como o Produto Educacional desta dissertação | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Rotinas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Routines | pt_BR |
dc.subject | Continuing Education of Teachers | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores para educação inclusiva: uma análise das rotinas pedagógicas frente ao atendimento de crianças que compõem o público-alvo da educação especial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - JARLISSE NINA BESERRA DA SILVA - PROFEI - CECEN UEMA 2022 | 13.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTO DA DISSERTAÇÃO - JARLISSE NINA BESERRA DA SILVA - PROFEI - CECEN UEMA 2022.pdf | 12.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.