Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2039
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gemma Galganni Pacheco da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T18:54:37Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T18:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 376-056.263 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2039 | - |
dc.description | 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Raika e Silva Lima | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva se caracteriza como paradigma educacional que atende a todos em suas especificidades. Dessa forma, pensar a organização de proposta educacional inclusiva ao estudante Surdo, pressupõe reconhecimento e consideração à sua forma de compreender e interagir com o mundo, que se dá por meio de experiências visuais. Trata-se de um estudo que elenca como problema da pesquisa: entender como os professores de Língua Portuguesa compreendem a Pedagogia Visual na organização das estratégias de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante Surdo na escola regular. Partindo desse entendimento, tem-se como objetivo investigar estratégias de ensino baseadas na visualidade da surdez desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa, com vistas à inclusão escolar do estudante surdo no ensino regular. É um estudo de caráter qualitativo, de abordagem descritiva-reflexiva. Por permitir maior desenvoltura do entrevistado, optou-se como instrumento para a coleta e registro dos dados a entrevista semiestruturada na perspectiva da narrativa. O estudo foi desenvolvido em escolas públicas no município de Codó-MA, que tinham em seu corpo discente estudantes Surdos. Nessas instituições, foram identificados por meio de critérios pré-estabelecidos os sujeitos participantes da pesquisa, docentes graduados em Língua Portuguesa. Este estudo tem suas bases teóricas fincadas nos autores: Mantoan (2015; 2017; 2021); Campello (2007;2008;2018); Lebedeff (2017); Stumpf (2010); Strobel (2018); Buzar (2009); Gomes e Sousa (2020); Sá (2011); Glat (2018); Voltolini (2019); Rodrigues (2021). Com esta pesquisa, proporcionou-se uma reflexão e análise acerca das estratégias de ensino pensadas para o estudante Surdo e como estas auxiliam na apropriação dos conhecimentos sistematizados desses estudantes, bem como a inclusão escolar desse sujeito na escola regular | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Estudante surdo | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia visual | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Deaf student. 2.Inclusive education. 3.Education of the deaf. 4. Visual pedagogy. 5. Inclusive pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Deaf student | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Education of the deaf | pt_BR |
dc.subject | Visual pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Inclusive pedagogical practices | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica mediada pela pedagogia visual: proposta para o desenvolvimento do processo educacional inclusivo do estudante surdo no ensino regular | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical practice mediated by visual pedagogy: proposal for the development of an inclusive educational process for deaf students in regular education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - GEMMA GALGANNI _1 - PDF-A.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.