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dc.contributor.authorSilva, Gemma Galganni Pacheco da-
dc.date.accessioned2023-06-14T18:54:37Z-
dc.date.available2023-06-14T18:54:37Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.otherCDU: D 376-056.263-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2039-
dc.description112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Raika e Silva Limapt_BR
dc.description.abstractA Educação Inclusiva se caracteriza como paradigma educacional que atende a todos em suas especificidades. Dessa forma, pensar a organização de proposta educacional inclusiva ao estudante Surdo, pressupõe reconhecimento e consideração à sua forma de compreender e interagir com o mundo, que se dá por meio de experiências visuais. Trata-se de um estudo que elenca como problema da pesquisa: entender como os professores de Língua Portuguesa compreendem a Pedagogia Visual na organização das estratégias de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante Surdo na escola regular. Partindo desse entendimento, tem-se como objetivo investigar estratégias de ensino baseadas na visualidade da surdez desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa, com vistas à inclusão escolar do estudante surdo no ensino regular. É um estudo de caráter qualitativo, de abordagem descritiva-reflexiva. Por permitir maior desenvoltura do entrevistado, optou-se como instrumento para a coleta e registro dos dados a entrevista semiestruturada na perspectiva da narrativa. O estudo foi desenvolvido em escolas públicas no município de Codó-MA, que tinham em seu corpo discente estudantes Surdos. Nessas instituições, foram identificados por meio de critérios pré-estabelecidos os sujeitos participantes da pesquisa, docentes graduados em Língua Portuguesa. Este estudo tem suas bases teóricas fincadas nos autores: Mantoan (2015; 2017; 2021); Campello (2007;2008;2018); Lebedeff (2017); Stumpf (2010); Strobel (2018); Buzar (2009); Gomes e Sousa (2020); Sá (2011); Glat (2018); Voltolini (2019); Rodrigues (2021). Com esta pesquisa, proporcionou-se uma reflexão e análise acerca das estratégias de ensino pensadas para o estudante Surdo e como estas auxiliam na apropriação dos conhecimentos sistematizados desses estudantes, bem como a inclusão escolar desse sujeito na escola regularpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPedagogia visualpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.subjectDeaf student. 2.Inclusive education. 3.Education of the deaf. 4. Visual pedagogy. 5. Inclusive pedagogical practicespt_BR
dc.subjectDeaf studentpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducation of the deafpt_BR
dc.subjectVisual pedagogypt_BR
dc.subjectInclusive pedagogical practicespt_BR
dc.titlePrática pedagógica mediada pela pedagogia visual: proposta para o desenvolvimento do processo educacional inclusivo do estudante surdo no ensino regularpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practice mediated by visual pedagogy: proposal for the development of an inclusive educational process for deaf students in regular educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

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