Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacêdo, Rosane Ferreira-
dc.date.accessioned2023-05-17T19:47:38Z-
dc.date.available2023-05-17T19:47:38Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.otherCDU: D 376.011.3--
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1860-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação Inclusiva ) Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Ivone das Dores de Jesus. Coorientadora: Profa. Dra. Maria da Cruz Soares da Cunha Laurentino.pt_BR
dc.description.abstractA discussão proposta neste estudo se insere no âmbito da formação continuada de professores, envolvendo a Libras e a cultura surda para o ensino de estudantes surdos no contexto do Ensino Médio. A pesquisa partiu da seguinte questão: quais as possibilidades que a formação continuada em Libras oferece aos professores no desenvolvimento de sua prática pedagógica para a inclusão de estudantes surdos? Para tanto, foi definido como objetivo geral: analisar, a partir de formação continuada em Libras, possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas a estudantes surdos. Especificamente, foram delineados os seguintes objetivos: entender como os professores desenvolvem sua prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de estudantes surdos nas escolas regulares; verificar ações voltadas para a formação continuada em Libras e sobre a cultura surda propostas aos professores que atuam com estudantes surdos; desenvolver formação continuada em Libras e em cultura surda, com ênfase em estratégias metodológicas, aos professores que atuam com estudantes surdos no Ensino Médio; elaborar caderno pedagógico com informações sobre Libras e cultura surda. Para a consolidação dos objetivos propostos, o estudo baseou-se na abordagem qualitativa, sendo delineado como um estudo de caso, realizado em uma escola da rede estadual de ensino situada no município de Caxias – MA que oferece o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse cenário, participaram sete professores que atuam ou já atuaram com estudantes surdos. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários, entrevistas e momentos de formação. A análise desses dados, com base na técnica de análise de conteúdo, constatou-se que, dentre outros aspectos, as necessidades de uma prática pedagógica inclusiva aos estudantes surdos perpassam pela formação docente, como condição para esses professores reconhecerem os desafios e possibilidades para o desenvolvimento dessa prática pedagógica. A elaboração do caderno pedagógico, cuja temática é “Libras e cultura surda na escola: aprendendo com as mãos”, constituiu-se como produto final do estudo realizado. Assim, espera se contribuir com informações para melhorar a interação e práticas pedagógicas aos professores, respeitando as particularidades dos estudantes surdos de modo a promover educação inclusivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectcultura surdapt_BR
dc.titleLibras e cultura surda na formação continuada de professores para o ensino de estudantes surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao ROSANE F MACEDO (1) -PDF-A.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_LIBRAS APRENDENDO COM AS MOS2_1_PDF-A.pdf32.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.