Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1818
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Alessandro Jose de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T19:07:24Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T19:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 78:376-056.262 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1818 | - |
dc.description | 76p. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. João Augusto Ramos e Silva Coorientadora: Profa. Dra. Brasilena Gottschall Pinto Trindade | pt_BR |
dc.description.abstract | Optou-se pela implementação do ensino de música com violão a ser desenvolvido com educandos com deficiência visual, no contexto inclusivo, somada aos perfis de Tecnologia Assistiva (TA) como recursos didáticos musicais. Nesse contexto está pesquisa tem como objetivo geral: discutir o ensino de música com violão e sua Tecnologia Assistiva para educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: descrever os caminhos do ensino de música com violão ao nível básico inicial; identificar o perfil da pessoa com deficiência visual e sua TA no contexto escolar; revisar as produções científicas referentes ao ensino de música com violão e sua TA para pessoas com deficiência visual; e criar um Guia Didático sobre o ensino de música com violão e sua Tecnologia Assistiva a ser desenvolvido com educandos com deficiência visual. Ao final, será respondida à questão problema: Quais os caminhos do ensino de música com violão e sua Tecnologia Assistiva pertinentes aos educandos com deficiência visual? Sua metodologia consta das pesquisas de abordagem qualitativa e de procedimento, representada por uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). As referências de apoio envolvem documentos internacional/nacional e autores relacionados: à educação geral e inclusiva, ao ensino de música com violão, às pessoas com deficiência visual e sua Tecnologia Assistiva. Como resultado, foram encontrados 31 artigos que versam sobre o ensino de música para pessoas com deficiente visual com seus respectivos perfis de TA, entre eles apenas um artigo apresentou o ensino de violão para pessoas com deficiência visual. Considerou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento norteador para traçar o ensino de música com o violão e constatou-se a relevância e necessidade de o professor de música conhecer as especificidades da deficiência visual do educando, para poder elaborar e planejar aulas com a TA pertinente às necessidades educacionais, equitativamente. Por fim, foi criado um Guia Didático-Instrucional de música com violão, apoiado na BNCC, nos resultados da pesquisa de RSL e em autores afins, sinalizando exemplos de cinco Objetos de Conhecimentos e suas Habilidades referentes ao Ensino Fundamental e três Competências e suas Habilidades, quanto ao ensino médio | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Música | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.title | O ensino de música com violão e sua tecnologia assistiva para educandos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação PROFEI _ ALESSANDRO JOSÉ DE ARAUJO FREITAS (1) (1)_1 -PDF-A.pdf | 7.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
E-book PROFEI _ ALESSANDRO JOSÉ DE ARAUJO FREITAS_1 - PDF-A.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.