Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1816
Título: | SOROBAN: tecnologia assistiva para a inclusão do deficiente visual no processo Ensino-Aprendizagem da Matemática |
Autor(es): | Sena, Maria Rosilene de |
Data do documento: | 2022-10-25 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | A Educação Inclusiva faz referência à construção de uma educação que possibilite a todos (com ou sem deficiência), o direito ao acesso e as condições de permanência na escola. Com objetivo de avaliar o processo de inclusão escolar para além da inserção, vendo no Soroban uma ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, teve como campo de estudo, três escolas públicas municipais da zona sudeste de Teresina-PI. Como participantes da pesquisa ouviu-se dezesseis professores, os quais estão lotados nas escolas em cujas turmas há alunos com deficiência visual. Como resultado, foi possível inferir que o Soroban pode constituir-se em uma ferramenta de auxílio na construção de um ensino da Matemática inclusiva, visto que ficou evidente que é possível trabalhar a Matemática interativamente com alunos deficientes visuais e alunos videntes |
Palavras-chave: | SOROBAN Tecnologia assistiva Educação inclusão Matemática |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA ROSILENE DE SENA_1 - PDF-A.pdf | 20.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Maria Rosilene - PRODUTO EDUCACIONAL VERSAO FINAL (1)_1 - PDF-A.pdf | 47.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.