Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1816
Título: SOROBAN: tecnologia assistiva para a inclusão do deficiente visual no processo Ensino-Aprendizagem da Matemática
Autor(es): Sena, Maria Rosilene de
Data do documento: 2022-10-25
Editor: UEMA
Resumo: A Educação Inclusiva faz referência à construção de uma educação que possibilite a todos (com ou sem deficiência), o direito ao acesso e as condições de permanência na escola. Com objetivo de avaliar o processo de inclusão escolar para além da inserção, vendo no Soroban uma ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, teve como campo de estudo, três escolas públicas municipais da zona sudeste de Teresina-PI. Como participantes da pesquisa ouviu-se dezesseis professores, os quais estão lotados nas escolas em cujas turmas há alunos com deficiência visual. Como resultado, foi possível inferir que o Soroban pode constituir-se em uma ferramenta de auxílio na construção de um ensino da Matemática inclusiva, visto que ficou evidente que é possível trabalhar a Matemática interativamente com alunos deficientes visuais e alunos videntes
Palavras-chave: SOROBAN
Tecnologia assistiva
Educação
inclusão
Matemática
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ROSILENE DE SENA_1 - PDF-A.pdf20.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Maria Rosilene - PRODUTO EDUCACIONAL VERSAO FINAL (1)_1 - PDF-A.pdf47.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.