Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Aricélia Cantanhede Sales | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T17:37:19Z | - |
dc.date.available | 2023-04-20T17:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 37.013:94(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1800 | - |
dc.description | 223 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo bibliográfico e documental com relevância histórico-cultural e social, de natureza qualitativa e, de caráter exploratório ao que se refere à aplicação de instrumentos de coleta de dados (questionários e entrevistas semiestruturadas). Tem por objetivo principal investigar e reconstruir a historia do Engenho de açúcar do senhor Joaquim Antônio Vianna, localizado na Microrregião do Litoral Ocidental da Maranhense, território da então freguesia de Guimarães- MA, atualmente, município de Central do Maranhão-MA, pontuando a sua importância na História Regional e Local. O recorte histórico baseia-se a partir da implantação do Engenho, que data do início da segunda metade do Século XIX, até o encerramento definitivo de seu funcionamento na década de 1965. Relacionamos as mudanças ocorridas ao longo dos anos em sua estrutura, na sucessão administrativa, e a sua produção (destinação das mercadorias). Apresenta-se o Patrimônio Material local como espaço de aprendizado, destacando a Educação Patrimonial como ferramenta para o desenvolvimento da consciência histórica e, para o auto reconhecimento dos indivíduos como sujeitos históricos. Buscamos articular a valorização e fortalecimento da identidade local e consequentemente formar agentes transformadores e multiplicadores da consciência coletiva de preservação do bem cultural. Ressaltamos a relação entre Educação Patrimonial e o Ensino de História. Entretanto, abrimos espaço para outras inter-relações como forma de produção do conhecimento através das memórias e do sentimento de pertencimento, ao passo que se estimula também as conexões entre os lugares de vivência do aluno. Os aspectos metodológicos foram adaptados ao contexto atual da Pandemia Covid-19, onde consideramos também a realização de entrevistas e conversas informais por meio de aplicativos como whatsapp e facebook. Como produto educacional, propomos a construção de um livreto sobre a história local com o título: "Na Pindahyba". O livreto servirá como ferramenta para o ensino-aprendizagem da história local nas escolas da educação básica, com o intuito de desenvolver a consciência de valorização do patrimônio local por meio de seu conteúdo. O produto pode também ter uso mais amplo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Central do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Usina de Açúcar | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | - |
dc.subject | Heritage Education | - |
dc.subject | Sugar Mill | - |
dc.title | Um patrimônio esquecido: a Usina Joaquim Antônio Vianna e a Educação Patrimonial em Central do Maranhão- MA | pt_BR |
dc.title.alternative | A forgotten heritage: the Joaquim Antônio Vianna Plant and Heritage Education in Central do Maranhão- MA | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO-ARICÉLIA SALES_1 PDF-A.pdf | 4.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTO Educacional -SALES-2022_1 PDF-A.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.