Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1800
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Aricélia Cantanhede Sales-
dc.date.accessioned2023-04-20T17:37:19Z-
dc.date.available2023-04-20T17:37:19Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.otherCDU: D 37.013:94(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1800-
dc.description223 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreupt_BR
dc.description.abstractEstudo bibliográfico e documental com relevância histórico-cultural e social, de natureza qualitativa e, de caráter exploratório ao que se refere à aplicação de instrumentos de coleta de dados (questionários e entrevistas semiestruturadas). Tem por objetivo principal investigar e reconstruir a historia do Engenho de açúcar do senhor Joaquim Antônio Vianna, localizado na Microrregião do Litoral Ocidental da Maranhense, território da então freguesia de Guimarães- MA, atualmente, município de Central do Maranhão-MA, pontuando a sua importância na História Regional e Local. O recorte histórico baseia-se a partir da implantação do Engenho, que data do início da segunda metade do Século XIX, até o encerramento definitivo de seu funcionamento na década de 1965. Relacionamos as mudanças ocorridas ao longo dos anos em sua estrutura, na sucessão administrativa, e a sua produção (destinação das mercadorias). Apresenta-se o Patrimônio Material local como espaço de aprendizado, destacando a Educação Patrimonial como ferramenta para o desenvolvimento da consciência histórica e, para o auto reconhecimento dos indivíduos como sujeitos históricos. Buscamos articular a valorização e fortalecimento da identidade local e consequentemente formar agentes transformadores e multiplicadores da consciência coletiva de preservação do bem cultural. Ressaltamos a relação entre Educação Patrimonial e o Ensino de História. Entretanto, abrimos espaço para outras inter-relações como forma de produção do conhecimento através das memórias e do sentimento de pertencimento, ao passo que se estimula também as conexões entre os lugares de vivência do aluno. Os aspectos metodológicos foram adaptados ao contexto atual da Pandemia Covid-19, onde consideramos também a realização de entrevistas e conversas informais por meio de aplicativos como whatsapp e facebook. Como produto educacional, propomos a construção de um livreto sobre a história local com o título: "Na Pindahyba". O livreto servirá como ferramenta para o ensino-aprendizagem da história local nas escolas da educação básica, com o intuito de desenvolver a consciência de valorização do patrimônio local por meio de seu conteúdo. O produto pode também ter uso mais amplopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectCentral do Maranhãopt_BR
dc.subjectUsina de Açúcarpt_BR
dc.subjectHistory Teaching-
dc.subjectHeritage Education-
dc.subjectSugar Mill-
dc.titleUm patrimônio esquecido: a Usina Joaquim Antônio Vianna e a Educação Patrimonial em Central do Maranhão- MApt_BR
dc.title.alternativeA forgotten heritage: the Joaquim Antônio Vianna Plant and Heritage Education in Central do Maranhão- MA-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-ARICÉLIA SALES_1 PDF-A.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO Educacional -SALES-2022_1 PDF-A.pdf4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.