Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1789
Título: Tem cinema em África : cinemas africanos e audiovisuais como ferramentas educativas para o ensino de História da África
Autor(es): Ferreira, Ana Paula Mendes
Data do documento: 2022-07-28
Editor: UEMA
Resumo: Desde a década de 1960, tem se desenvolvido uma produção cinematográfica própria no continente africano, fortemente caracterizada pela sua vinculação com as memórias, histórias e tradições da África do passado e do presente. Os recursos audiovisuais tem despertado interesse nos historiadores como fonte de pesquisa e como elemento de representação historiográfica, contribuindo inclusive com a promoção de um ensino de História crítico e para a produção de materiais didáticos. Este trabalho propõe problematizar os cinemas africanos como um lócus do conhecimento sobre África, através da produção de um conjunto de vídeos educativos sobre esses cinemas e as principais temáticas que eles abordam. Para esse fim, a pesquisa busca refletir sobre a utilização crítica e contextualizada de filmes e vídeos nas aulas de História. De igual maneira, propomos um mergulho analítico no campo dos cinemas africanos, tomando-o como uma fonte decolonial de estudos, uma vez que reconhece a produção do conhecimento a partir de África e contribui com a descolonização do currículo eurocêntrico, das telas por meio das quais se assistem filmes que privilegiaram historicamente produções hollywoodianas, e das mentes marcadas pela lógica colonial. Como produto educacional apresentamos uma trilogia de vídeos educativos sobre as cinematografias africanas.
Palavras-chave: Ensino de História
Cinemas africanos
Audiovisuais
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.