Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1784
Título: Quem canta seus algozes afronta : uso de letras musicais como recurso de ensino de História sobre o período da ditadura no Brasil
Autor(es): Barbosa, Natália dos Santos
Data do documento: 2022-06-13
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho traz a proposta de pensar no ensino de História a partir de conceitos historiográficos e a transmissão de conhecimento sob o aspecto de novos recursos metodológicos como o uso de letras de músicas que possibilitem uma releitura do cotidiano em que os estudantes estão inseridos, como ação proativa a uma interação entre professor e aluno, participação e melhorias no processo de ensino/aprendizagem. A possibilidade de reportar a sujeitos históricos até então marginalizados e trazer para a contemporaneidade e de modo que a facilitação de tecnologias como músicas e seus alicerces audiovisuais podem favorecer o trabalho do professor em sala de aula. O referido trabalho visa fazer levantamentos sobre a contextualização histórica de memória, identidade e sobre o conteúdo abordado nos livros didáticos sobre o tema História e Ditadura no Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História
Ditadura
Letras de músicas
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Natália dos Santos (1)_1 PDF-A.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto natalia ppghist modificado 2_1 PDF-A.pdf4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.