Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1784
Título: | Quem canta seus algozes afronta : uso de letras musicais como recurso de ensino de História sobre o período da ditadura no Brasil |
Autor(es): | Barbosa, Natália dos Santos |
Data do documento: | 2022-06-13 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O trabalho traz a proposta de pensar no ensino de História a partir de conceitos historiográficos e a transmissão de conhecimento sob o aspecto de novos recursos metodológicos como o uso de letras de músicas que possibilitem uma releitura do cotidiano em que os estudantes estão inseridos, como ação proativa a uma interação entre professor e aluno, participação e melhorias no processo de ensino/aprendizagem. A possibilidade de reportar a sujeitos históricos até então marginalizados e trazer para a contemporaneidade e de modo que a facilitação de tecnologias como músicas e seus alicerces audiovisuais podem favorecer o trabalho do professor em sala de aula. O referido trabalho visa fazer levantamentos sobre a contextualização histórica de memória, identidade e sobre o conteúdo abordado nos livros didáticos sobre o tema História e Ditadura no Brasil. |
Palavras-chave: | Ensino de História Ditadura Letras de músicas |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação Natália dos Santos (1)_1 PDF-A.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto natalia ppghist modificado 2_1 PDF-A.pdf | 4.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.