Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, José Ribamar Lemos de-
dc.date.accessioned2023-04-14T18:38:40Z-
dc.date.available2023-04-14T18:38:40Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94:37.018.51(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1782-
dc.description153 f.; il. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Milena Galdez Ferreira (Acompnha vídeo - https://drive.google.com/file/d/1b5HBGFK0fGkBbfyI_30MRRXoVfmvNdGC/view ?usp=sharing)pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa problematizar os percursos históricos da configuração da Educação do Campo na região do Médio Mearim, especificamente sobre o ensino de História local e regional na Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga – MA. Questionamos os elementos essenciais para o desenvolvimento da disciplina História nessas instituições formativas pertencentes as zonas rurais do Médio Mearim. Buscamosrealizar análises e reflexões sobre a Educação no Campo na região em destaque. A partir da bibliografia disponível em torno da temática de Educação do Campo. Intentamos compreender os processos formativos educacionais pautados nas considerações concernentes à estrutura agrária no Maranhão. Dessa forma, faz-se necessário sinalizar para a importância da construção das Escolas Família Agrícola e dos movimentos social em prol de uma educação do campo. As EFAs contribuíram significativamente para o desenvolvimento social e crítico dos alunos pertencentes as áreas campesinas, esta realização se concretizou a partir da inserção de diversos profissionais e idealização e aplicação de vários projetos, engajados na luta e organizaçãosocial, pautada na qualificação propicia a tomada de consciência e sentimento de pertencimento a terra e resistência dos camponeses, diante das significativas investidas de expropriação e violência porparte dos fazendeiros e grileiros que objetivavam a qualquer custo usurpar as terras dos habitantes mais antigos do Médio Mearim. Vale ressaltar, que os trabalhadores e trabalhadorasdo campo da região do Médio Mearim, pormeio de permanência, cultivo e defesa destas terras,desenvolveram diversas estratégias de organização política econômica e social. Por fim, no decorrer de construção do trabalho analisaremos as ocorrências que desencadearam a construção da EFA de São Luís Gonzaga e como é a relação dessa instituição com as demais comunidades localizadas ao seu redor. Abordaremos também algumas contribuições de pesquisadoresque se debruçam sobre o movimento “Por uma educação do Campo”, que acabasendo concebida como principal temática de enredo do trabalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMédio Mearimpt_BR
dc.subjectMigração para garimpopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleEFA de São Luís Gonzaga – MA: Educação no campo e ensino de história da migração para garimpos, (1970 a 1990) a partir do documentário na encruzilhada do ouropt_BR
dc.title.alternativeEFA of São Luís Gonzaga – MA: Education in the field and teaching of the history of migration to mining, (1970 to 1990) from the documentary na crossroads of gold-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-JOSÉ RIBAMAR _1 PDF A.pdf4.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.