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Título: O lugar do afeto na gestão escolar: um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão
Título(s) alternativo(s): The place of affection in school management: a study on the interface between affectivity, learning and management
Autor(es): Ferreira, Ana Regina de Araujo
Data do documento: 2022
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho de dissertação foi elaborado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, intitulado O Lugar do Afeto na Gestão Escolar: Um Estudo Sobre a Interface Entre Afetividade, Aprendizagem e Gestão. Trata se de uma abordagem reflexiva sobre a interação social e as relações de afeto que acontecem na escola sob a perspectiva da gestão escolar, repensando assim, a concepção predominante de gestão escolar administrativa desassociada dos aspectos emocionais. Tem como principal objetivo avaliar a importância do afeto na gestão escolar como ferramenta na melhoria das relações humanas no ambiente escolar bem como no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa tem como campo empírico duas escolas do Polo 3 da Unidade Regional de Educação em São Luís da Rede Estadual de Ensino SEDUC Maranhão. Para o desenvolvimento deste trabalho, o método que emprestou as lentes para fazer as diversas leituras para entender história e contradição relacionadas ao tema, foi o Histórico-Dialético. A pesquisa segundo os objetivos é do tipo Descritiva (GIL, 2000). Segundo o método de coleta de dados, é de Levantamento. Quanto à relação pesquisador/participante, é Qualitativa e utiliza os procedimentos de análise de conteúdos nessa perspectiva. Como instrumentos de coletas de dados, utiliza entrevista, questionário, formulários e observação. A entrevista semiestruturada foi realizada nas duas modalidades online e presencial nas escolas selecionadas. A contextualização teórica está fundamentada na contribuição dos seguintes autores: Wallon (1986), Vygotsky (1984), Paro (2012,2015,2018), Luck (2004,2007,2008,2009) Freire (1987) e de outros que contemplam suas falas. Apresenta como resultado a constatação das contribuições do afeto na prática da gestão escolar como ferramenta de apoio na busca de um ambiente escolar equitativo e propício ao desenvolvimento das relações humanas e da aprendizagem. Conclui que apesar do reconhecimento da afetividade como fator decisivo para as relações educacionais em todos os campos, há necessidade de ampliar as discussões referentes à temática para que seja desenvolvido uma prática que desça do nível da informação para a aplicação no ambiente educacional
Palavras-chave: Afetividade
Aprendizagem
Relações humanas
Gestão escolar
Affection
Learning
Human relations
School management
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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